Em vários pontos de Santa Cruz do Sul, fios enrolados, soltos ou muito baixos geram poluição visual e oferecem riscos à população
Santa Cruz do Sul enfrenta um problema recorrente em relação aos fios soltos ou muito baixos, seja da rede elétrica ou dos serviços de telecomunicações. Além da poluição visual, há riscos aos motoristas, motociclistas e pedestres. Os incidentes que envolvem caminhões se enroscando nos fios, por exemplo, são comuns.
A lei municipal 7.781, de 26 de junho de 2017, dispõe sobre o tema. A autoria é do vereador Gerson Trevisan (PSDB). No texto está prevista uma multa de 15 UPMs caso a notificação não seja atendida em 30 dias. O valor atual da UPM (Unidade Padrão Municipal) é de R$ 375,51.
O representante comercial Gustavo Hoff foi vítima dos fios soltos na manhã dessa terça-feira, 25. Segundo ele, os cabos emaranhados se enroscaram no pneu dianteiro direito do carro que guiava na Rua Coronel Oscar Rafael Jost. O fio ainda estava preso ao poste e foi arrastado por 100 metros. No fim, Gustavo teve um prejuízo de quase R$ 1 mil pelo chamado de um mecânico, guincho e reparos necessários. “Eu ainda poderia ter morrido com um choque, se fosse um cabo energizado.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Caminhão arranca fios e bloqueia trânsito no Centro de Santa Cruz
No ano passado, em setembro, o vereador Cléber Pereira (DEM) utilizou seu espaço na Câmara para cobrar medidas de fiscalização para que a situação seja regularizada.
A concessionária de energia RGE aluga os postes para o cabeamento das empresas de telecomunicações. São até cinco pontos de locação para os solicitantes. O alinhamento deve respeitar regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A altura mínima deve ser de 4,5 metros.
É possível flagrar mais problemas em outros pontos da zona urbana, como na Avenida Paul Harris. Cones foram colocados na via para sinalizar um fio caído. Uma situação semelhante pode ser observada na Avenida João Pessoa. Não há informação sobre notificações ou multas por parte da Prefeitura.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cabos soltos e desalinhados preocupam a comunidade santa-cruzense
Procurada pela Gazeta, a RGE divulgou uma nota. Confira os principais trechos:
LEIA TAMBÉM: Carreta arranca fios e deixa moradores sem luz em Santa Cruz
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.