Categories: Regional

Final de semana é de calorão e sol forte no Vale do Rio Pardo

A expectativa da chegada do verão para os banhos de sol e brincadeiras na piscina foram uma decepção para muitos gaúchos. No entanto, o calor ameno e o período de chuvas no final de 2015, que frustraram os moradores do Vale do Rio Pardo, chegam ao fim. Este final de semana deve registrar as maiores temperaturas do início de 2016, em dias acompanhados de muito sol.

A previsão para a região de Santa Cruz do Sul entre os dias 16 a 19 (de sábado a terça-feira) são de mínimas entre os 18 e os 19 graus durante a manhã. Já nas tardes as temperaturas devem chegar a máximas de 34 a 37 graus. A probabilidade de chuva para esses quatro dias é nula, agraciando o estado com um final de semana ensolarado, que incentiva a busca por diversões de verão como visita a balneários e clubes.

Na região a elevação térmica chega de forma gradativa, o vento ainda oscila entre oeste e já passa a predominar no quadrante norte, promovendo o aquecimento. De acordo com a meteorologista da MetSul, Estael Sias, as temperaturas devem ficar muito elevadas no início da semana que vem.

Publicidade

“Entre a segunda e a quarta-feira ocorre o pico de aquecimento, se aproximando de 40 graus no Vale do Rio Pardo. O começo de semana muito quente neste período é interessante, já que a umidade reduzida, além do calor cria a secura do ar gerando desconforto”, explica.

A meteorologista ainda alerta que a baixa umidade do ar e o tempo seco deixam a atmosfera mais limpa, ocasionando uma radiação ultravioleta em níveis extremos. O final de semana vai exigir bastante cuidado com a pele e precaução no tempo ao sol, já que cerca de 5 a 10 minutos de exposição já tem uma absorção desta radiação elevada.

Entretanto, o tempo ensolarado está com os dias contados, já que o final do mês deve marcar a volta das chuvas. Segundo a meteorologia, é grande a possibilidade de precipitação por período prolongado. Até o final do mês a reposição hídrica deve chegar a 100 milímetros, restaurando a umidade do solo. Esse quadro pode sofrer mudanças até o final de janeiro,  então para garantir, é melhor aproveitar os dias ensolarados.

Publicidade

LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL DESTE FINAL DE SEMANA.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.