Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SOBRADINHO

Fim de semana de festa a Nossa Senhora dos Navegantes; hoje primeira missa no Cristo Acolhedor

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

Sozinhas, em duplas ou grupos, elas chegam na casa de Maria. A moradora do Bairro Pinhal, Maria Leoni Rosa, 56 anos, abriu as portas para receber as vizinhas, que se reúnem para aguardar o ônibus e com ele realizar o trajeto que as leva até as missas da Trintena Móvel em preparação à Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

Vizinhas na casa de Maria Leoni (de branco)

De Capela em Capela, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da Paróquia, chega às comunidades. Há aqueles que conseguem participar todos os dias das celebrações. Outros, por algum motivo ou outro, vão em algumas das missas, mas o que há em comum entre todos é a fé.

Do momento em que se reúnem até o retorno para casa, conversam sobre a vida e compartilham os momentos vivenciados nas celebrações. O hino de Nossa Senhora dos Navegantes, escrito por Chico Leal, e outras canções, dão o clima dentro da condução e preparam a chegada à capela, sendo recepcionados pelos membros de cada localidade.

Publicidade

Como forma de pedir a bênção e se sentir mais próximos de Maria, Mãe de Jesus, uma cena comum a cada início e fim de celebração, são as filas que se formam para a mão na imagem de Nossa Senhora tocar. Ali depositam suas súplicas, pedem consolo e externam seus agradecimentos.

Acompanhando o grupo do Bairro Pinhal, da Comunidade Divino Espírito Santo, no último domingo, 28 de janeiro, até a missa na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Bairro Rio Branco, nem a chuva atrapalhou o encontro de Rosália, Iracema, Iolanda, Diolinda e algumas Marias. Com idades entre 56 e 78 anos, minutos antes do horário do ônibus já se encontram para colocar a conversa em dia. É unânime: “Ela é muito para nós. A nossa padroeira”, salientam.

Para a dona da casa, “Nossa Senhora é nossa mãe, nossa intercessora. A gente indo até ela, chegamos a Jesus. Nossa Senhora disse sim a Deus. Foi com este sim que o mundo se transformou. Que nós também possamos dizer sim”, relata Maria Leoni sobre sua devoção, ressaltando que tem muito a agradecer. As demais também salientam as graças recebidas. “Fiz cirurgias e na segunda tive complicações. Eu sempre pedi ajuda para a Nossa Senhora e ela sempre me ajudou. Aí eu disse que a hora que eu melhorasse um pouco iria acompanhar ela, nem que fosse em poucas novenas, para agradecer o que ela fez por mim”, conta Rosália Pereira de Barros, 67 anos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Campanha está em andamento para revitalização da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes

As vizinhas também contam que participam há anos da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e, nesta edição, novamente no Parque da Fejão deverão estar. “No teu barco todo santo, deixa nós subir também”, canta a dona da casa batizada com o nome da dona da Festa, ‘Maria’.

E hoje, dia 1º, a Trintena tem sequência, às 19h, com missa no monumento do Cristo Acolhedor, às margens da ERS-400. A celebração é a última data da Trintena nas comunidades, sendo esta com a participação das Comunidades Divino Espírito Santo, do Bairro Pinhal; Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, do Bairro Peões; Comunidade Nossa Senhora da Medianeira, do Bairro Medianeira, e toda a comunidade está convidada a se fazer presente.

Publicidade

Em Sobradinho, amanhã, dia 2, é feriado, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes. As atividades festivas iniciam com missa, às 9h, na Igreja Matriz. Já às 17h30 haverá bênção das casas, no Centro e bairros. No sábado, dia 3, a missa será às 18h na Matriz. Já no domingo, dia 4, a procissão motorizada sai às 9h da Matriz em direção ao Parque Marci Luiz Nardi (Parque da Fejão), onde ocorre bênção dos veículos. Às 10h missa festiva no Ginásio. Após almoço, bênção da saúde e garganta e às 15h domingueira com a Banda Doce Desejo. Outras atividades também estarão ocorrendo ao longo destes três dias.

LEIA TAMBÉM: Grande público celebra Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Sobradinho

Fichas antecipadas

Publicidade

Já estão sendo comercializadas, na Secretaria Paroquial, as fichas para quem deseja adquirir galinha assada, ao valor de 50 reais, para o almoço de sábado, dia 3. A retirada será no Salão Paroquial Católico ao longo da manhã.

Sábado

No sábado (3) também estarão à venda as tradicionais cucas ao preço de 15 reais e pacotes de bolachas a 12 reais (estas já estão sendo produzidas e comercializadas há cerca de um mês). Durante à tarde, no Salão Paroquial, também haverá venda de lanches e tortas.

LEIA TAMBÉM: Tem início revitalização interna da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes

Publicidade

Domingo

Para o almoço de domingo, dia da Festa no Parque da Fejão, a Paróquia estará comercializando o espeto de churrasco com um quilo e meio de carne ao preço de 60 reais; galeto (20 reais – 5 unidades); carreteiro (20 reais a porção); salada (5 reais), pães (5 reais – 4 unidades); cucas, bolachas, tortas (fatias e inteiras), lanches e também copa.

A venda das rifas da Festa também segue, ao valor de 5 reais o número, enquanto as camisetas são 40 reais a unidade. Já a Pescaria terá duas opções de valores, 5 e 10 reais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.