Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COVID-19

Fim de dia mobilizado para a imunização das crianças

Foto: Rafaelly Machado

A corajosa Maria Clara Helfer, de 6 anos, foi uma das crianças vacinas nessa terça-feira

Os pais de crianças com idades entre 5 e 11 anos tiveram o fim da tarde e o início da noite dessa terça-feira, 15, para agilizar a vacinação de seus filhos. A disponibilização de um horário alternativo e estendido, entre 17h30 e 20h30, teve como objetivo atingir aquelas famílias que trabalham até mais tarde e têm dificuldades para levar os pequenos para tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Uma das unidades que contaram com a ação foi a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Arroio Grande. No local, as crianças que se vacinaram foram encorajadas pela personagem da Boneca Lol. Elas ainda ganharam o certificado de que tiveram coragem para receber a aplicação. Uma das tantas crianças valentes foi Manuella Lehmen, de 8 anos. Acompanhada do pai Rafael Lehmen, ela recebeu a primeira dose contra o coronavírus. “Saí do trabalho às 17h15 e deu tempo de vir com ela. Com essa flexibilização de horário, aproveitamos”, contou Rafael.

Manuella comentou que não sentiu dor ao tomar a vacina. A menina volta às aulas no 3º ano na próxima segunda-feira e agora está preparada para retornar à rotina escolar.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Veja onde se vacinar contra Covid-19 nesta quarta-feira em Santa Cruz

Manuella, de 8 anos, e Rafael Lehmen: horário alternativo possibilitou a vacinação | Foto: Rafaelly Machado

Quem também ficou pronta para voltar ao colégio foi a pequena Maria Clara Helfer, de 6 anos. Sem nenhum medo, ela entrou na sala de vacinação acompanhada da boneca, que estava no local animando a criançada. “Doeu só um pouquinho”, afirmou. “Eu acho bem importante, para já começar as aulas protegida”, disse a mãe dela, Raquel Helfer.

Após as crianças se vacinarem, elas e os responsáveis esperaram durante 20 minutos na unidade de saúde. Esse procedimento é orientado pelas profissionais do local para observar possíveis reações à aplicação. A ação vai se repetir nesta quinta-feira, no Ambulatório Central e na ESF Arroio Grande, também das 17h30 às 20h30.

Publicidade

LEIA MAIS: Vacinação contra Covid-19 para crianças vai ter horário extra

Bons índices

A secretária de Saúde, Daniela Dumke, destaca que Santa Cruz do Sul está com um bom índice de vacinação infantil, se comparado com os dados do Estado e do Brasil. “Diariamente, sempre mais de cem crianças têm se vacinado nos nossos postos. Mas sempre pode melhorar, pois nosso objetivo é alcançar 100%.”

Conforme a titular da Saúde, algumas crianças – ou seus contactantes – contraíram Covid-19 neste período de férias. Por isso, elas precisam aguardar 30 dias para se vacinarem; portanto, devem procurar a primeira dose nos próximos dias ou semanas.

Publicidade

Para incentivar a imunização e aumentar a procura, a Prefeitura tem realizado ações como a oferta de horários estendidos e também aos sábados; alternância de postos de saúde na região central e no interior; carro de som nas ruas da cidade e do interior avisando os pais; campanhas de conscientização nos veículos de comunicação e nas redes sociais e busca ativa realizada pelas agentes de saúde.

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.