Regional

Fim de ano altera o funcionamento dos serviços em Santa Cruz; veja o que muda

O dia 1º de janeiro, quarta-feira, feriado do Dia da Confraternização Universal, vai alterar o funcionamento dos serviços em Santa Cruz. Por se tratar de um feriado nacional, todo o comércio estará fechado, inclusive os supermercados. Diferentemente de outras datas comemorativas, quando os estabelecimentos operam em horário de domingo, no primeiro dia de 2025 não haverá atendimento em nenhum horário. Nas repartições públicas, a prefeita Helena Hermany decretou ponto facultativo nesta terça-feira, 31, último dia de 2024.

Os serviços considerados essenciais não sofrem alteração. Com isso, funcionam o Centro Materno Infantil (Cemai), Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz (HSC) e as UPAs dos bairros Centro e Esmeralda.

LEIA TAMBÉM: Prazo para garantir desconto máximo no IPVA 2025 encerra nesta segunda-feira

Publicidade

O Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD) e o Conselho Tutelar atuarão em regime de plantão. Na área social, permanecem abertos os abrigos masculino e feminino e o Albergue Municipal.

A Fiscalização de Trânsito também vai atuar normalmente. Já os setores de Iluminação Pública, Semáforos e transportes (motoristas) estarão em regime de plantão. Em caso de necessidade, o contato deve ser feito com a Guarda Municipal pelo telefone 153.

Já o setor de Hidráulica deve ser acionado pelo telefone (51) 98442 0250. Situações de emergência podem ser comunicadas à Defesa Civil pelo telefone 199 ou à Guarda Municipal, também pelo 153.

Publicidade

Saiba mais

  • Coleta de lixo
    • A Conesul trabalhará normalmente nesta terça-feira, assim como a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat). No dia 1º de janeiro, não haverá recolhimento de resíduos.
  • Supermercados
    • De acordo com o Sindigêneros Vales do Taquari e Rio Pardo, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (supermercados, atacados, minimercados, armazéns e assemelhados) não estão autorizadas a abrir as portas com o uso de mão de obra laboral no dia 1º de janeiro. Portanto, não haverá atendimento.
  • Comércio
    • Em razão da ausência do acordo coletivo de trabalho, o Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas/VRP) orientou que as lojas fiquem abertas nesta terça-feira, até as 17 horas. Na quarta-feira, 1º de janeiro, todo o comércio estará fechado.
  • Feiras rurais
    • O atendimento nas feiras rurais do Parque da Oktoberfest e bairros Senai, Avenida, Linha Santa Cruz, Monte Alverne, Santo Inácio e Alto Paredão foi antecipado para esta terça-feira. Elas estarão abertas até o meio-dia. Já as feiras do Centro e do Bairro Esmeralda estarão fechadas.
  • Bancos
    • Os bancos estarão fechados nesta terça-feira e na quarta-feira, 1º. O atendimento será somente por meio dos caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) esclarece que a data é um feriado nacional e não é considerada dia útil para fins de operação bancária. Por isso, as contas e boletos com vencimento nesse dia poderão ser pagos na quinta-feira, 2, sem adicional de multa e juros.
  • Transporte
    • O Consórcio TCS, responsável pelo transporte coletivo urbano de Santa Cruz do Sul, informa que os ônibus vão operar em horário de domingo.
  • Água e energia
    • A RGE trabalha em regime de plantão no feriado. Os clientes podem acessar os canais de atendimento pelo aplicativo, no site ou pelo telefone 0800 970 0900. Em caso de falta de energia, o código de cliente presente na fatura poderá ser encaminhado para o número 27350. A Corsan terá o mesmo sistema, e o número de atendimento é o 0800 646 6444.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.