Cultura e Lazer

Filipinas: Manila, o vulcão Mayon, as praias paradisíacas e muito, muito mais

O arquipélago das Filipinas, situado na Ásia, é absolutamente surpreendente. Por lá existem mais de 7 mil ilhas com atrações capazes de deixar qualquer turista estupefato. Conhecer Manila, a capital e seu trânsito surreal é obrigatório. Nadar com tubarões-baleia em Donsol é inesquecível. Mergulhar e apreciar os navios afundados de Coron é para os aventureiros. Mas descansar nas dezenas de praias com águas cristalinas e areias branquinhas, isso sim podem ser as férias dos sonhos para quem deseja relaxar e esquecer a correria diária.

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: riqueza e tradição no país da Copa do Mundo

A cultura local é uma combinação de aspectos orientais e ocidentais. O país apresenta aspectos encontrados em outras nações asiáticas, com uma herança cultural malaia, mas também apresenta uma quantidade significativa de influências espanholas e norte-americanas. Os festivais Moriones e Sinulog são um dos mais bem conhecidos. Essas celebrações comunitárias são períodos para festa, música e dança. Algumas tradições, no entanto, estão mudando ou gradualmente sendo esquecidas, devido à modernização. A “Bayanihan Philippine National Folk Dance Company” foi elogiada por preservar muitas das danças folclóricas tradicionais encontradas em todo o arquipélago. São famosos por suas performances icônicas de danças locais, como o tinikling e o singkil.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pelo Mundo: um passeio mágico e misterioso

A culinária filipina tem se modificado ao longo dos séculos, desde suas origens malaio-polinésias até se tornar uma cozinha misturada com elementos latino-americanos, chineses, americanos e outras influências asiáticas, que foram adaptadas aos ingredientes locais, criando assim pratos distintamente filipinos. Os pratos variam desde os muito simples, como uma refeição de peixe frito com sal e arroz, aos mais elaborados, como as “paellas” e “cocidos” criados para festas. Pratos populares incluem “lechón”, “adobo filipino”, “sinigang”, “kare-kare”, “tapa”, “crispy pata”, “pancit”, “lumpia” e “halo-halo”. Alguns ingredientes comuns usados são o “calamondins”, cocos, “saba” (uma espécie de bananeira), manga e molho de peixe. A culinária não é tão picante como as de seus países vizinhos.

Esculpidas nas cordilheiras há cerca de 2 mil anos pelas tribos Ifugao, as plantações de arroz são um importante ponto turístico das Filipinas
A Catedral de Manila, na capital, com sua fachada neorromanesca: não deixe de tirar inúmeras fotos para recordar, quando retornar das férias
Tirar selfie tendo o vulcão Mayon ao fundo é obrigatório: a última erupção dele, situado na província de Albay, aconteceu em 2009

Ao contrário de muitos povos asiáticos, os filipinos usam talheres ocidentais nas refeições. Os utensílios vistos nas mesas são garfo e colher, e não garfo e faca. A maneira tradicional de comer, com as mãos, conhecida como Kamayan, é observada com mais frequência em áreas menos urbanizadas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: onde a história não cansa de acontecer

Mas, deixando um pouco de lado a cultura e gastronomia filipina, por lá pode-se conhecer lugares maravilhosos e únicos. Por exemplo: as Colinas de Chocolate, que se localizam na ilha Bohol. O local abriga 1.268 montanhas em formas cônicas com tamanhos parecidos e ocupam área de 50 quilômetros quadrados. Sua origem é incerta. Especialistas se dividem em duas opiniões: as colinas foram moldadas pela ação dos ventos durante milhões de anos, ou seriam frutos de um fenômeno vulcânico suboceânicos.

Tirar uma selfie tendo o vulcão Mayon ao fundo é obrigatório. Sua última erupção aconteceu em 2009, e esse gigante está situado na província de Albay. O seu cume, com a forma de um cone quase perfeito, é considerado como sendo mais belo do que o Monte Fuji no Japão. A alguns quilômetros ao sul do vulcão, situa-se a cidade de Legazpi. As inúmeras praias das Filipinas são maravilhosas. Entre as mais procuradas estão as da Ilha Buracay. Já a Ilha de Borawan faz parte de um dos 12 municípios de BonPen; suas areias brancas e suas formações rochosas de diferentes tamanhos chamam a atenção pela semelhança com Boracay e Palawan, por isso o nome Borawan.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: os sonhos de Silva Jardim, o apóstolo da República

Por falar em Palawan, a ilha é pouco desenvolvida e silvestre, com abundante vida selvagem. As praias são de areia branca, o que as torna uma grande atração turística. Se você quer apreciar algo diferente, não deixe de conhecer as plantações de arroz. Esculpidas nas cordilheiras há 2 mil anos pelas tribos Ifugao, as famosas lavouras de arroz são um dos principais pontos turísticos das Filipinas. E a Catedral de Manila, na capital, é outra visita obrigatória.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.