Os casos de abandono de animais em Santa Cruz do Sul têm preocupado a responsável pelo Abrigo São Francisco de Assis (Asfa), localizado em Cerro Alegre Alto, no interior do município. O lugar, que cuida atualmente de 225 animais, está com sua capacidade lotada e vem sofrendo com o descaso de donos de filhotes. Em entrevista ao programa Radar, da Rádio Gazeta FM 107,9, Fátima Garcia explicou que somente na madrugada da última quinta para sexta-feira, três cães recém-nascidos foram largados dentro do pátio.
LEIA TAMBÉM: Hospital Veterinário da Unisc é referência em tratamento oncológico
Outros também teriam sido deixados na estrada de chão perto do abrigo. Segundo ela, os responsáveis pelos animais vão até o Asfa em horários de recesso e durante as noites ou madrugadas, e os jogam para dentro da propriedade cercada. “Há casos de pessoas que deixam na rua do abrigo. Elas têm a capacidade de também largar para dentro do pátio. Tenho sete animais soltos que podem, inclusive, matar esses novos quando jogam ali”, disse Fátima, de 57 anos.
Publicidade
“É muito triste ver o que esses irresponsáveis podem fazer, largando de propósito os animais. O abrigo mal tem para sobreviver e ainda precisamos resolver o que eles não conseguem”, ressaltou a mulher, que há 21 anos atua na causa animal. Ela conta que os casos de abandono aumentam, sobretudo, nesta época do ano. Os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro marcam o ápice do despejo de animais no local.
LEIA TAMBÉM: Hospital Veterinário promove campanha de vacinação contra a raiva
“Fico muito chateada. As pessoas que fazem isso, que não sabem assumir esse compromisso, acham que é fácil abandonar, que não tem custo. Daqui a mais um tempo, essas mesmas pessoas vão ter seus cães com novos filhotes e fazer de novo, porque não tem lei controlando esse fato”, salientou a responsável pelo Asfa.
Publicidade
Quem quiser ajudar o abrigo com alimentação, produtos de limpeza ou medicação pode entrar em contato pelo telefone (51) 99958 6465 ou pela página facebook.com/abrigo.asfa.
O Asfa, que recebe cães e gatos abandonados em Santa Cruz do Sul, está apto a captar recursos por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Para cadastrar o Abrigo São Francisco de Assis como entidade favorita, é necessário acessar o site nfg.sefaz.rs.gov.br, entrar com o CPF e senha e acessar a área “Escolha entidade” no menu superior da página. Nela, é possível selecionar até cinco instituições para destinar os pontos. O Abrigo de Animais São Francisco de Assis pode ser escolhido na área “Defesa e proteção dos animais”. Depois, basta exigir o CPF na nota fiscal no ato do pagamento das compras para garantir o repasse dos pontos e recursos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.