Geral

Filho de agricultores vai fazer intercâmbio na Alemanha

Sohn eines Landwirst steigt im nächsten Monat in einen Austausch ein, um sein Traumjahr in Deutschland zu erleben. Em português: filho de agricultores vai embarcar no próximo mês para o sonho da sua vida na Alemanha. O filho no caso é o santa-cruzense Leandro Zingler, de 27 anos. O jovem formado em Engenharia Civil na Unisc e aluno da Escola de língua alemã Auf gut Deutsch vai para Garmish – Partenkirchen, na Alemanha, por um período de intercâmbio.

A cidade, localizada no topo da maior montanha dos alpes, fica ao sul do país europeu, na fronteira com a Áustria, e é referência em turismo. Zingler embarcará no dia 30 de agosto, com atividades iniciando-se no dia 1º de setembro. Ele foi selecionado pelo Instituto Grainau, que tem parceria com a Auf Gut Deutsch e direciona oportunidades para jovens entre 18 e 28 anos com alguma referência na agricultura. No caso do santa-cruzense, a agricultura vem de berço, assim como a relação com a língua alemã.

LEIA TAMBÉM: Aluno de Sinimbu é selecionado para intercâmbio nos Estados Unidos

Publicidade

Atualmente, os pais de Leandro trabalham com o plantio de tabaco na localidade de Entrada Zingler, Rio Pardinho. “A língua alemã faz parte desde sempre da minha vida. Aprendi português no colégio quando já tinha 5 anos. Sempre achei muito interessante a cultura, as tradições dos nossos antepassados, e tinha esse sonho de um intercâmbio.” Apaixonado pelos estudos, ele agora vai ter uma oportunidade de aperfeiçoar tudo que aprendeu sobre o idioma. O intercambista vai participar de uma série de cursos e atividades de forma gratuita, tendo com temática a agricultura.

O intercâmbio do Instituto Grainau é voltado a jovens que tenham ligação com o campo. Para a diretora da Auf Gut Deutsch, Jaqueline Bender, a ida de Leandro e de outros jovens de Santa Cruz que já passaram pelo período, e outros que ainda irão, é uma forma de incentivo a quem vem do interior.
“Por falar o dialeto, ele ganhou a oportunidade da vida dele. Queria incentivar que as pessoas do interior continuem falando o dialeto alemão. O próximo aluno já está escolhido e ele também é filho de agricultor. A família até chorou de emoção”, contou a professora.

LEIA TAMBÉM: Morador de Santa Cruz tem ilustrações selecionadas para livro internacional

Publicidade

Como participar

Para ter a oportunidade de fazer o intercâmbio do Instituto Grainau, o aluno da escola precisa ter no mínimo o nível dois de aprendizado. “Para chegar nesse nível, ele poderá fazer cursos extensivos e intensivos, dependendo do prazo e da data do embarque. O aluno faz uma prova e, com o resultado, é aprovado ou não para o nível em questão.”

LEIA TAMBÉM: Time Enactus Unisc é selecionado para edital da Unilever com foco no desenvolvimento

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.