Com a redução dos casos mais graves de Covid-19 e, consequentemente, a diminuição da necessidade de internações, Santa Cruz do Sul tem conseguido manter o ritmo para que a fila de espera por procedimentos eletivos siga reduzindo. Além disso, os pacientes SUS passaram a ter acesso ao acompanhamento de cada situação, no site do Município.
Conforme a pasta, o cenário da pandemia e as ações realizadas pela secretaria no ano passado, como os mutirões de consultas e exames, permitiram diminuir a fila de espera de várias especialidades. Desde então, está sendo possível manter em dia as consultas e exames ofertados pelo Serviço Único de Saúde (SUS).
A secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, ressalta que as especialidades com maior dificuldade para fazer “andar a fila” são neuropediatria, dermatologia, reumatologia, urologia e traumatologia. “Ressaltamos que, seguindo o regramento do SUS, existem especialidades de referência e regulação do Estado em que o Município não tem autonomia de gestão na agilidade perante a demanda reprimida”, explica.
Publicidade
LEIA MAIS: Quadro atual da Covid ajuda a diminuir a fila de espera por procedimentos eletivos
De acordo com a Saúde, apenas procedimentos de média e baixa complexidade são de competência do Município. Já os de alta complexidade são feitos pelo Estado. Em relação à traumatologia, por exemplo, o atendimento é imediato; porém, se após isso o profissional de medicina classificar como necessário um mais complexo, o paciente entra para o sistema de regulação estadual.
No ano passado, a partir de setembro, Santa Cruz deu início à realização de mutirões para pequenos procedimentos de baixa complexidade, com o objetivo de reduzir mais a espera. Para continuar assim, segundo Daniela, a secretaria segue em ações constantes no sentido de atender à demanda reprimida na busca de profissionais médicos em todas as especialidades, o que é articulado junto ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). “Atuamos também no credenciamento de prestadores de serviços, com aumento de quantitativos tanto de consultas como de exames.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura e hospital de Venâncio vão retomar cirurgias eletivas
Acesso a informações
Sancionada em agosto pela prefeita Helena Hermany, a lei 8.658, de autoria do vereador Rodrigo Rabuske (PTB), que busca dar transparência à lista de pacientes do SUS, está em prática em Santa Cruz do Sul.
As informações podem ser verificadas no site da Prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a lista dos hospitais é atualizada quinzenalmente; as demais, semanalmente.
Publicidade
No endereço eletrônico é possível observar a relação de espera de consultas por especialidade, por procedimento e por procedimentos cirúrgicos nos hospitais Santa Cruz e no Ana Nery.
LEIA MAIS: Mutirões de exames reduzem filas de espera para consultas e procedimentos eletivos
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade