Categories: Esportes

Fifa vai marcar data para continuidade de Brasil e Argentina; CBF discorda de decisão

A Fifa anunciou que o jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa, em São Paulo, interrompido pela entrada em campo de agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), terá de ser realizado em nova data e local a serem decididos pela entidade. A probabilidade é de que seja na data Fifa de junho.

“A Confederação Brasileira de Futebol manifesta sua discordância em relação ao resultado do julgamento publicado, nesta segunda-feira, 14, pelo Comitê Disciplinar da FIFA, referente à partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo entre Brasil e Argentina, iniciada no dia 5 de setembro de 2021, em São Paulo. A entidade destaca ainda que já solicitou à FIFA os fundamentos da decisão proferida e, após análise da Diretoria Jurídica e da Presidência, informará as providências a serem adotadas na sequência do processo”, escreveu a CBF em nota oficial.

LEIA TAMBÉM: Anvisa e Polícia Federal interrompem jogo do Brasil contra a Argentina

Publicidade

A Conmebol abalizou a decisão da Fifa, pois era ideia da entidade que o jogo fosse realizado no campo, ao contrário da CBF e AFA (Associação de Futebol Argentino), que queriam os pontos da partida. Essa decisão tomada pela Fifa de remarcar a partida não vai causar nenhuma alteração na tabela de classificação das Eliminatórias, já que Brasil e Argentina estão garantidos no Mundial do Catar.

A Fifa também anunciou punições aos envolvidos. A CBF foi multada em 550 mil francos suíços (R$ 3,1 milhões na cotação atual) por causa de falhas na organização do jogo e invasão de campo. A AFA, por sua vez, recebeu uma multa de 250 mil francos (R$ 1,4 milhão) porque seus jogadores burlaram as regras sanitárias brasileiras. E esses quatro jogadores (Emiliano Martínez, Giovanni Lo Celso, Cristian Romero e Emiliano Buendía) foram suspensos por dois jogos, que terão de ser cumpridos na data Fifa de março.

Apesar da decisão pela punição da entidade, tanto a CBF como a AFA podem recorrer, mas primeiro devem ir ao Comitê de Apelação da própria Fifa e depois, caso ainda queiram levar o caso para frente, devem ir à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). Neste primeiro momento, a entidade argentina já indicou que vai questionar as multas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Palmeiras perde do Chelsea e adia o sonho do Mundial de Clubes da Fifa

Relembre

Uma confusão inusitada aconteceu no início do jogo do Brasil contra a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, na tarde de 5 de setembro de 2021, na Neo Química Arena, em São Paulo. A partida foi interrompida aos cinco minutos do primeiro tempo, quando agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal entraram em campo para parar o jogo em razão da presença de quatro atletas argentinos (três deles titulares) que não cumpriram as regras sanitárias em território brasileiro e, por isso, não poderiam jogar. Eles teriam mentido ao entrar no País, omitindo que estiveram no Reino Unido – onde jogam profissionalmente – há menos de 14 dias. Conforme os protocolos vigentes à época, eles deviam ter cumprido quarentena.

Os atletas são Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso. Após descobrir as declarações falsas dos quatro, a Anvisa comunicou o fato à Polícia Federal, solicitando providências imediatas. A autorização para que os atletas jogassem teria partido de um acordo entre o governo federal, a CBF e a Conmebol, com a condição de que deixassem o Brasil logo após a partida.

Publicidade

Com informações de Estadão Conteúdo

LEIA TAMBÉM: Divisão de Aceso do Campeonato Gaúcho terá início em 10 de abril

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.