Categories: EsportesGeralMundo

Fifa proíbe participação da Rússia em competições e tira país da Copa do Mundo

A Fifa e a Uefa anunciaram na tarde desta segunda-feira, 28, a exclusão da seleção russa e de equipes do país das competições organizadas pelas entidades. A medida vem em resposta à guerra na Ucrânia e atende pedidos de importantes federações europeias. Assim, a seleção russa não seguirá disputando as Eliminatórias e está fora da Copa do Mundo do Catar.

LEIA MAIS: “Estamos ansiosos o tempo todo”, diz venâncio-airense que vive no leste europeu

“Na sequência das decisões iniciais adotadas pelo Conselho da Fifa e pelo Comitê Executivo da Uefa, cujas decisões previam a adoção de medidas adicionais, a Fifa e a Uefa decidiram hoje [segunda-feira] em conjunto que todas as equipes russas, quer sejam equipes representativas nacionais ou clubes, serão suspensas da participação em competições da Fifa e da Uefa até novo aviso”, informa a entidade máxima do futebol em nota.

Publicidade

“O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes (Gianni Infantino, da Fifa, e Aleksander Ceferin, da Uefa) esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, continuou a nota.

LEIA MAIS: Ucrânia: “Ocidente está dando um tiro no pé”, diz professor

Ao longo dos últimos dias, desde que eclodiu o conflito no leste europeu, as seleções da Polônia, Suécia e República Checa – que disputariam com a Rússia uma vaga no próximo Mundial – manifestaram seu desejo de não jogar contra os russos. A seleção russa jogaria as semifinais da repescagem das Eliminatórias contra os poloneses, no final de março. O time vencedor do duelo enfrentaria, na fase decisiva pela vaga, o ganhador da partida entre os suecos e os checos. Com a nova decisão, a Polônia avança direto.

Publicidade

Nesse domingo, 27, a Fifa havia determinado que a Rússia estaria impedida de jogar em seu território nas partidas que fosse mandante. Além disso, estaria proibido o uso da bandeira e a execução de seu hino nacional. A decisão, vista como branda, recebeu fortes críticas de federações europeias filiadas à entidade.

LEIA MAIS: Seis perguntas e respostas para entender a crise entre Rússia e Ucrânia

Nesta segunda-feira, o presidente da Associação Polonesa de Futebol, Cezary Kulesza, anunciou em suas redes sociais que a sugestão da Polônia de exclusão da Rússia da disputa por vaga na Copa havia recebido o apoio de outros países, como Inglaterra, Albânia, Dinamarca, Irlanda, Noruega, Escócia, Suíça e País de Gales.

Publicidade

“Lutar pelo lado certo foi eficaz! Mostramos que a força está na solidariedade. Nós apenas agimos corretamente. Agora trata-se de ajudar a Ucrânia, o que faremos como Associação Polonesa de Futebol”, escreveu Cezary Kulesza após a nova determinação da Fifa.

LEIA MAIS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.