Categories: Esportes

Fifa planeja Copa do Mundo com 48 seleções e Mundial de Clubes com 16 participantes

A quinta-feira, 13, promete ficar marcada na história do futebol. Isso porque, com a reunião do Comitê Executivo da Fifa, em Zurich, impactantes propostas serão postas à mesa. 

De acordo com a edição do jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira, 12, a entidade estuda o aumento no número de participantes da Copa do Mundo, com mais de uma sede por edição, e um inchaço no Mundial de Clubes, que passaria a ter 16 clubes. 

Recém-eleito presidente da Fifa, Gianni Infantino já teria alguns aspectos do novo formato da Copa desenhados. A competição iria de 32 para 48 times, com uma fase preliminar com dois mata-matas, na qual 16 equipes se juntariam a outros 16 classificadas diretamente para o torneio regular (fase de grupos e, em seguida, mata-mata). 

Publicidade

A publicação aponta para um forte indício que as mudanças podem de fato ocorrem já na Copa de 2026, que, seguindo o princípio da rotatividade entre continentes, deveria acontecer na América do Norte. Esclarecendo: a Conmebol recebeu a promessa de ter cinco vagas diretas e uma sexta realizaria uma repescagem – ou seja, uma mais em paralelo aos dias atuais. O diário também traz que a Concacaf, nos bastidores, já indicou que estaria disposta a aceitar o novo modelo, que será apresentado nesta quinta, na cidade suíça. 

A proposta, no entanto, pode ficar apenas no papel devido a dois elementos: os direitos televisivos, uma vez que emissoras podem não arriscar pagar caro para hipoteticamente ver a seleção de seu país jogar apenas dois jogos, e a resistência de algumas federações europeias. 

Aumento do Mundial de Clubes 

Publicidade

Já em relação ao Mundial de Clubes, a entidade tem como foco deixar a competição mais engrossada, com 16 clubes – hoje, são sete classificados.

O aumento do Mundial seria facilitado com a possível extinção da Copa das Confederações, que pode não ocorrer a partir de 2021, um ano antes da Copa do Mundo do Catar, uma vez que estaria gerando déficit à Fifa. 

Outra contundente alteração quanto competições pode ser quanto às Olimpíadas, que, afetada por um possível inchaço do Mundial de Clubes, pode passar a não contar mais com atletas profissionais. 

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.