A Fifa confirmou nesta terça-feira, 20, que a próxima eleição para a presidência da entidade será mesmo no dia 26 de fevereiro de 2016. O prazo de inscrição para as candidaturas será mantido para 26 de outubro deste ano.
A decisão foi tomada após uma reunião de emergência do Comitê Executivo da Fifa. O encontro desta terça-feira foi convocado depois que o Comitê de Ética da Fifa suspendeu Joseph Blatter e Michel Platini, presidente da Uefa, por 90 dias.
Além de confirmar a data da eleição, a entidade anunciou ainda que fará mudanças em seu estatuto. Uma das propostas é o limite de idade para o presidente (74 anos) e o de tempo de mandato (12 anos). Essas e outras propostas do Comitê de Reforma serão votadas no Congresso Geral da Fifa, que será realizado no mesmo dia da eleição presidencial.
Publicidade
A partir de 2016, a Fifa terá apenas um Conselho, com membros eleitos por todas as 209 federações nacionais. Todos ainda teriam de passar por um exame de suas integridades, uma espécie de “Ficha Limpa”, com verificações se contam ou não com investigações contra eles.
Outra medida anunciada é a publicação de todos os salários na Fifa, do presidente ao seus dirigentes e funcionários, inclusive do secretário-geral. Os vencimentos terão de ser aprovados por auditorias independentes. O grupo ainda pede uma mudança profunda na cultura da organização, apelando para “humildade, responsabilidade e respeito”.
Publicidade
This website uses cookies.