Regional

Fiergs defende vinculação do reajuste do piso regional a aumento concedido ao funcionalismo

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) participou de audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (CEDST) da Assembleia Legislativa sobre o piso regional, nessa quarta-feira, 13. A audiência foi convocada pelos deputados Professor Claudio Branchieri e Miguel Rossetto.

“O reajuste proposto pelo governo estadual, de 9% para o salário mínimo regional, surpreendeu as federações empresariais, tanto pela ausência de diálogo prévio quanto pela magnitude do índice proposto”, disse o diretor do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs) e coordenador do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da Fiergs, Guilherme Scozziero.

LEIA TAMBÉM: Fiergs propõe criação de Programa Emergencial de Recuperação Econômica

Publicidade

Ele lembrou que este reajuste é apresentado poucos meses após o piso regional ter sido elevado. Em fevereiro desse ano, já foi concedido um reajuste de 10,6%, acima do INPC registrado para o período, que foi de 5,71% no acumulado em 12 meses até janeiro. A Fiergs defende a aprovação de emenda ao Projeto de Lei 290/2023, que reajusta o mínimo regional, de autoria do deputado Gustavo Victorino, e que vincula o reajuste ao aumento dado pelo governo aos funcionários públicos. “Compreendemos que a emenda apresentada pelo deputado Gustavo Vitorino pode representar o início de um caminho para se buscar a isonomia e harmonia entre os setores público e privado”, reforçou.

Também presente na reunião, o vice-presidente do Ciergs Thômaz Nunnemkamp afirmou que enquanto o Estado não conseguir elevar o nível de produtividade, em razão de inúmeras variáveis, entre elas a baixa qualificação profissional, a ausência de infraestrutura necessária para a produção e a elevada carga tributária, não haverá como elevar o padrão salarial. “Os salários devem crescer com a produtividade”, disse.

LEIA TAMBÉM: Cisvale aprova revisão dos Planos Municipais de Saneamento

Publicidade

O PL 290/2023 tramita atualmente na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e aguarda a apresentação de parecer da relatora, deputada Delegada Nadine.

Reajuste do funcionalismo

Na última sexta-feira, 15, o Governo Federal sancionou o reajuste de 9%. para todos os servidores federais civis do Poder Executivo, autarquias e fundações, incluindo aposentados e pensionistas. Os novos valores já estavam em vigor desde 1º de maio. O aumento nos salários veio depois de acordo firmado entre o governo e entidades de servidores, por meio de mesa de negociação permanente que foi reativada neste ano.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.