Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RELIGIOSIDADE

Fiéis se reúnem para a cerimônia do Lava-pés em Santa Cruz; conheça o significado

Foto: Albus Produtora

Bispo lavou os pés de 12 fiéis, repetindo uma das mais representativas tradições da igreja durante as celebrações da Semana Santa

A noite da Quinta-feira Santa foi marcada pela tradicional celebração da missa da ceia, realizada às 19 horas na Catedral São João Batista. Centenas de fiéis ocuparam os bancos do templo para orar e agradecer, mas também para acompanhar a cerimônia do Lava-pés, momento em que o bispo Dom Aloísio Dilli lavou os pés de 12 pessoas diante do altar, da mesma forma que Jesus fez com os 12 apóstolos antes da última ceia.

LEIA MAIS: Celebrações de Páscoa e outras atrações para curtir em Santa Cruz e região neste fim de semana

Dom Aloísio explica que a celebração marca o início do Tríduo Pascal, composto pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão e Sábado de Aleluia. Esses três dias representam a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. “É o centro de toda a liturgia, porque é nele que vamos celebrar a Páscoa, e Páscoa significa passagem da morte para a vida, como já refletimos em outras oportunidades”, observa.

Publicidade

Ao comentar sobre o Lava-pés, dom Aloísio diz que representa o gesto de humildade e abaixamento que Jesus fez com os apóstolos. “Jesus disse ‘Eu não vim para ser servido, eu vim para servir’. Por isso é que nós devemos estar sempre a serviço uns dos outros.” Conforme o Evangelho, quando Jesus chegou ao apóstolo Pedro, esse resistiu ao lava-pés, porque naquela época era cultural o menor servir ao maior, o menos importante servir ao mais importante, os mais jovens servirem aos mais velhos.

LEIA MAIS: Região tem programação intensa neste feriadão

“Jesus então disse a Pedro: ‘Se eu não te lavar os pés tu não terás parte comigo’, ou seja, se tu não te colocares a serviço do mandamento do amor, não poderá participar do meu reino”, acrescentou. Diante desse contexto, a cerimônia é repetida para recordar o gesto de Jesus. Na mesma ocasião são celebradas a eucaristia e o sacerdócio, tendo em vista que a última ceia foi realizada na Quinta-feira Santa, quando Jesus também ordenou os apóstolos como os primeiros presbíteros, para que dessem continuidade ao seu trabalho.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Osterbaum conquista espaço nas decorações em Santa Cruz; entenda a tradição

Emoção

Entre as 12 pessoas que tiveram os pés lavados pelo bispo estão Horizontina Greiner, de 73 anos e Horacinda Lopes Teixeira, de 84. Muito religiosas, elas garantem que o momento foi único. “Já acompanhei muitas cerimônias, mas essa foi a primeira vez que tive os pés lavados. Foi um momento único”, afirma Horizontina.

Já Horacinda descreve a sensação com apenas uma palavra: felicidade. “Quando passou aquela água sagrada parece que eu senti uma vida nova. Tomara que eu ainda tenha muitos anos pela frente.” Elas são da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, do Bairro Belvedere.

Publicidade

Horizontina e Horacinda ficaram emocionadas ao participar da celebração | Foto: Albus Produtora

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.