Santa Cruz do Sul

Fiéis reforçam devoção em Nossa Senhora Aparecida

De longe, no meio da multidão, era possível notar em destaque uma imagem de Nossa Senhora Aparecida sendo carregada por um casal. Tatiane Fröming, de 39 anos, e Marco Siqueira, de 37, participaram mais uma vez da já tradicional caminhada para homenagear a padroeira do Brasil, realizada no sábado pela manhã em Santa Cruz do Sul.

Fiéis de Nossa Senhora Aparecida, os moradores do Bairro Esmeralda, que trabalham na Excelsior Alimentos e são casados há sete anos, não perdem a procissão, realizada sempre em 12 de outubro. “Somos devotos e viemos todos os anos”, disse Tatiane. “Buscamos sempre poder agradecer as bênçãos alcançadas”, complementou Marco. Mais de 400 pessoas participaram do evento.

LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEOS: fiéis agradecem Nossa Senhora Aparecida em procissão

Publicidade

E diferente de 2023, que o tempo chuvoso e a ventania dificultaram a caminhada de quatro quilômetros, no sábado o sol brindou os peregrinos, que saíram às 8h30 da Paróquia Santo Antônio e seguiram na caminhada para fazer preces, mas, principalmente, para agradecer. Há sete anos atuando como padre na igreja local, Fabrício Niederle ainda se surpreende com a fé da população santa-cruzense.

“É uma dádiva podermos celebrar o dia da mãe Aparecida num sábado tão bonito e abençoado. Podemos perceber que as famílias participam desse momento especial de fé, agradecendo o dom de sua vida e pedindo o auxílio da mãe de Jesus”, disse ele. Niederle frisou a importância da procissão, relembrando as ações feitas em prol daqueles que perderam tudo nas enchentes de maio. “É motivo de expressar nossa solidariedade para aqueles que tudo perderam, e gratidão dos que passaram por esse momento sem nenhuma intercorrência”, salientou.

Marco e Tatiane: momento de devoção
Padre Fabrício: um dia para renovar a fé

Procissão é realizada há 14 anos

Uma equipe da Guarda Municipal atuou na contenção do trânsito, para segurança dos fiéis durante o trajeto pela Avenida Deputado Euclydes Kliemann. Muitas pessoas carregavam imagens da santa e entoavam cânticos. Em momento de fé, a multidão parou por dez minutos em frente à UPA Esmeralda, para rezar pelos enfermos e pelos profissionais que lá trabalham.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Primeiro período da Oktoberfest Santa Cruz tem público estimado em mais de 150 mil pessoas

A procissão é realizada há 14 anos, desde 2010, pela Comunidade Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Esmeralda. Naquele ano, uma comitiva santa-cruzense foi até o Santuário de Aparecida, em São Paulo, e trouxe uma imagem facsímile da santa. O dia 12 de outubro foi acolhido pela Igreja para destacar a presença de Maria. Após a caminhada, os fiéis reuniram-se para um almoço à base de galinhada, carne de porco e linguiça fervida, na sede do grupo religioso.

“Cada ano nossa procissão cresce mais e a comunidade Nossa Senhora Aparecida é o cartão-postal do bairro. Ano passado estava chovendo e o pessoal veio em massa. E esse ano fomos abençoados com esse dia lindo”, comentou o membro da comunidade e um dos organizadores das atividades, Luciano Gaspary. O evento foi finalizado com sorteio de rifa e baile.

Publicidade

Gaspary: procissão cresce a cada ano

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.