A Comunidade Evangélica Centro de Sinimbu realizou na manhã dessa Sexta-feira Santa, 29, um culto em alemão. Conduzida pelo pastor emérito Herwig Kanitz, a cerimônia é uma tradição da data religiosa e remonta ao período da colonização germânica no município, iniciada em 1859. A igreja recebeu um bom número de fiéis, tendo em vista que a quantidade de frequentadores reduz a cada ano. De todo o calendário religioso anual da paróquia, esse é o único culto ainda celebrado em alemão.
LEIA TAMBÉM: Orações e reflexões marcaram caminhada ao Parque da Cruz nessa Sexta-Feira Santa
Um dos grandes incentivadores da realização é o aposentado Astor Kanitz, de 68 anos. Ele é um colaborador espontâneo da comunidade evangélica e contatou a Gazeta do Sul durante a semana, com o objetivo de chamar a população para que participasse e incentivar as famílias a levarem as pessoas mais idosas e que não podem se deslocar sozinhas. A iniciativa obteve êxito. “Tivemos aumento no número de participantes e notamos claramente que eles querem manter a tradição e auxiliar na divulgação.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Encenação no Botucaraí volta a emocionar o público em Candelária
Responsável pelo rito religioso, o pastor emérito Herwig Kanitz demonstrou preocupação com o futuro dos cultos em alemão. Aos 72 anos, ele já está aposentado das funções na paróquia, mas atua em ocasiões especiais e quando é solicitado por famílias e instituições. Uma delas é o culto em alemão da Sexta-feira Santa.
Herwig afirmou que pretende continuar enquanto tiver condições de saúde, mas chama a atenção para a necessidade de que alguém se interesse e assuma a tarefa no futuro. Caso contrário, acredita que a tradição pode ser extinta.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.