Categories: Regional

Fiéis de Iemanjá renovam pedidos por força

Devotos de diversos municípios da região e de cidades mais distantes participaram no início da noite de ontem da 28ª Procissão de Iemanjá pelas ruas de Rio Pardo e depois da cerimônia de Umbanda em homenagem à Mãe das Águas, na Praia dos Ingazeiros. O cortejo com a imagem da santa em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros partiu da Casa Reino Africano de Iemanjá, no Bairro Ramiz Galvão, e passou pelo Centro até o balneário, onde houve ritos religiosos e oferendas. Ao longo do percurso, mais pessoas aderiram às homenagens e seguiram a caminhada.

A homenagem à orixá protetora das águas a cada ano reúne mais devotos em Rio Pardo, procedentes de municípios como Vera Cruz, Lajeado, Porto Alegre e Santa Maria. A ialorixá Enara Lopes de Oliveira (mãe Nara de Iemanjá) afirma que a celebração atrai pessoas de todos os credos. “Isto mostra que Deus é universal”, ressalta. Ao longo da procissão e nos trabalhos espirituais houve pedidos especiais de força e fé para que este ano seja melhor para toda a população. Enara lembrou que 2016 será um ano importante na política com as eleições municipais e, dessa forma, considera de grande valor o apoio da santa para dar luz às pessoas. “Nosso povo já é tão sofrido, por isso está precisando da bênção de Iemanjá.”

Os participantes da procissão também lembraram da babalorixá Patrícia de Oyá, morta no dia 7 de junho de 2012 e que organizou a celebração em homenagem à santa na cidade durante 24 anos. Depois da chegada da procissão ao balneário, nas margens do Rio Jacuí, houve a apresentação de grupos de capoeira, além dos trabalhos espirituais, com a tradicional entrega do barco à protetora das águas, com um ritual de tambores e cantos. Também ocorreu a distribuição de frutas, refrigerantes e doces. “A festa é de Iemanjá e do povo”, destacou Enara Lopes de Oliveira.

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA GAZETA DO SUL DESTA TERÇA-FEIRA

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.