Em uma manifestação de compromisso com a Igreja Católica, a Diocese de Santa Cruz do Sul vai participar da 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Neste ano, a programação será realizada pela primeira vez em Portugal, na cidade de Lisboa, de 1º a 6 de agosto. O encontro de jovens de todo o mundo é uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização. A programação é aberta a todos, independentemente da proximidade com a religiosidade.
Os jovens Fabiano Melchiors e Laura Weschenfelder, de Santa Cruz, e Luana Silva, de Lajeado, vão representar a diocese no evento. O padre Rodrigo Eduardo Hillesheim acompanhará os jovens na programação. Hillesheim conta que será sua terceira experiência na Jornada Mundial da Juventude, tendo participado no Panamá, em 2019, e no Rio de Janeiro, em 2013. “As JMJs são momentos fortes de encontro com o Papa e de união entre os jovens do mundo inteiro pela mesma causa”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Diocese de Santa Cruz divulga eventos programados para o ano; confira
Publicidade
Ele diz que, apesar das diversas nacionalidades, todos os jovens se entendem pela mesma linguagem. “O objetivo das jornadas é construir uma nova civilização, baseada no amor e nos valores do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.” Hillesheim lembra de momentos marcantes de outras jornadas, como quando mais de um milhão de jovens, em profundo silêncio, realizaram vigília em uma noite de programação no Rio de Janeiro. “Não se ouviu um barulho durante o momento de adoração ao santíssimo sacramento”, recorda.
O padre acredita que o encontro em Lisboa será um marco na vida da Igreja e da história da Jornada Mundial da Juventude. “O povo português está preparando com muito carinho a acolhida de centenas de milhares de jovens que farão uma experiência única”, antecipa. O momento mais esperado, segundo Hillesheim, será o possível encontro com o papa Francisco. Ele está debilitado e ainda não confirmou se irá ao evento. “Temos certeza de que Francisco vai fazer todo esforço possível para estar presente”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Dom Aloísio Dilli anuncia pedido de renúncia ao cargo de bispo
Publicidade
Fabiano Melchiors, de 22 anos, acredita que Jesus o tenha chamado para essa viagem. “No momento em que soube que iria, senti dúvida se estava preparado para esta missão. Mas aceitei no mesmo momento, pois, quando aceito o que Deus me entrega, já sou feliz”, enfatiza. Participante do grupo de jovens da Catedral São João Batista e do movimento Onda, ele espera conseguir agradar a Deus na jornada. “Espero viver o amor entre todos e com Deus, que quis esta grande reunião mundial juvenil. Quero levar no coração cada jovem da minha diocese.”
Laura Weschenfelder, de 23 anos, carrega o sonho de participar da JMJ desde a infância. Ela ingressou no Movimento Apostólico de Schoenstatt aos 6 anos, e a introdução na Jornada ocorreu através da reunião de um grupo de jovens do movimento no Brasil. “Quando descobri que teria a oportunidade de participar, foi extremamente empolgante, de maneira que eu não conseguia ficar parada. Ir na JMJ é um dos primeiros itens da minha lista de coisas para fazer durante a vida”, conta.
LEIA TAMBÉM: Restauro da Catedral São João Batista requer investimento de R$ 6,2 milhões; saiba como ajudar
Publicidade
Ela recorda que a jornada em Lisboa estava marcada para ocorrer em 2022, mas foi adiada devido à pandemia. O desafio de participar se tornou maior com a mudança de data, mas, para manter o sonho vivo, ela abriu um brechó online para ajudar os pais nas despesas da viagem. “Além disso, sendo muito devota de São José, rezei muito a ele para que me ajudasse nos contratempos. Como já esperava, ele cuidou perfeitamente de tudo.”
Estudante de Medicina, Laura espera ter na jornada maior contato com temas de sustentabilidade econômica, social e ambiental, ligados diretamente ao cotidiano de estudante e futura profissional da saúde. “Acredito que fomentar minha espiritualidade e ter experiências com diversas pessoas muda a forma de lidar com os desafios da medicina e influencia, de maneira positiva, na relação médico-paciente”, ressalta. Juntamente com outro grupo do Rio Grande do Sul, padre Rodrigo, Fabiano, Luana e Laura iniciarão a viagem para Portugal no dia 29 de julho.
LEIA TAMBÉM: Pela paz e pelo bem
Publicidade
Atuante no grupo de jovens na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Lajeado, Luana Silva, de 18 anos, salienta que está com o coração cheio de alegria por receber a oportunidade de viver essa experiência. “Jamais imaginava ter uma vivência tão grande e sublime como essa ao longo deste ano. Vejo nisso um grande amor e cuidado de Deus por mim”, declara.
Para Luana, não restam dúvidas de que a Jornada Mundial da Juventude em Portugal será inesquecível e marcará sua vida. “Estou muito feliz e ansiosa para unir-me com os jovens do mundo inteiro numa mesma fé e amor.” Um dos momentos mais aguardados por ela é o encontro com o Santo Padre, o papa Francisco. “Acredito que a Jornada intensificará a chama do meu coração que arde por Cristo, através de um encontro ainda mais íntimo e profundo com ele”, expressa.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.