ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Fiéis celebram o começo da Quaresma nesta quarta-feira

Padres José Carlos Stoffel e Rodrigo Hillesheim estiveram na Rádio Gazeta para falar das celebrações

Esta quarta-feira, 22, marca o início da Quaresma, etapa de reflexão para a Páscoa. O período litúrgico vai até o domingo de Páscoa – neste ano, celebrada em 9 de abril. A Quaresma é uma jornada de revigoramento da fé, em preparação para a paixão, morte e ressurreição de Jesus, na Semana Santa. Nestes 40 dias, as igrejas cristãs convidam os fiéis a percorrer o caminho da santidade baseados em três pilares fundamentais: oração, jejum e caridade. 

LEIA TAMBÉM: Padre Rodrigo Hillesheim assume como novo pároco da Catedral

Publicidade

Em razão da data, a Diocese de Santa Cruz do Sul realizará celebrações em diversas paróquias. Na Catedral São João Batista, o bispo dom Aloísio Alberto Dilli conduzirá a missa às 18h15. Na ocasião, também será realizado o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mateus 14:16). A mobilização é articulada pela Igreja Católica no Brasil como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome. É a terceira vez que a Campanha da Fraternidade aborda essa temática. 

Publicidade

Ainda no decorrer da celebração, serão abençoadas as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o pároco da Catedral e coordenador da pastoral, padre Rodrigo Hillesheim, disse que a ação é um rito penitencial para recordar que os seres humanos são o pó e ao pó retornarão. “Precisamos nos voltar a Deus, no sentido penitencial, e reconhecer nossa condição frágil e pecadora. Precisamos da ajuda e da misericórdia de Deus”, afirmou. 

LEIA TAMBÉM: Unisc inscreve para curso que ensina a preparar ovos de colher e bombons

Compromisso de caridade

Publicidade

Na entrevista para a Rádio Gazeta, José Carlos Stoffel, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Candelária e coordenador diocesano do Serviço de Caridade, explicou que a Campanha da Fraternidade, lançada nessa terça-feira, 21, é uma expressão organizada pelas igrejas do Brasil para tornar visível o compromisso da caridade. “É tornar público o nosso testemunho de conversão. A campanha é um convite e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e a própria igreja para enfrentar o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs”, reiterou.

Publicidade

Ainda segundo Stoffel, o maior problema que afeta as comunidades não é o pecado, e sim a omissão. “Nós somos a igreja do pão, o centro da nossa fé é a eucaristia. É um imperativo da fé, da ética cristã, porque senão a igreja perde a sua legitimidade”, declarou. Um gesto importante, incentivado pela igreja, é o jejum como renúncia corporal. “Se eu for fumante, posso fumar uma carteira a menos. Se eu gosto de tomar chope, tomar um a menos. A ideia é transformar isso em um recurso para o Domingo de Ramos, que inicia a Semana Santa e a coleta nacional da solidariedade”, lembrou.

Os recursos serão arrecadados no fim de semana dos dias 1º a 2 de abril nas celebrações que ocorrerão nas comunidades da Diocese de Santa Cruz. Do total arrecadado, 60% fica na própria diocese e é gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. O restante vai para o Fundo Nacional da Solidariedade (FNS), administrado pelo Departamento Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Publicidade

Colaborou o jornalista Leandro Porto.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta