ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Fiéis celebram Nossa Senhora dos Navegantes

O feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, nessa quinta-feira, 2, foi de muita fé e devoção em Rio Pardo, com procissão e missa para homenagear a Mãe de Deus e protetora dos que se aventuram sobre as águas.

A programação iniciou-se durante a tarde, na Igreja Matriz, no Centro, com uma missa. Com a participação de dezenas de veículos, a imagem de Nossa Senhora saiu em carreata em uma procissão que passou pelas ruas da cidade, chegando à Igreja Matriz Santo Amaro, na Paróquia São Nicolau, indo até o mirante da Praia dos Ingazeiros. Ali o padre Maurizan do Nascimento presidiu a solenidade de apresentação do Menino Jesus e de Nossa Senhora dos Navegantes, fechando a programação com um passeio pelas águas do Rio Jacuí.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Noite de quarta-feira foi de homenagens a Iemanjá

Publicidade

Padre Maurizan presidiu a solenidade | Foto: Alencar da Rosa

“A Nossa Senhora dos Navegantes, também conhecida como Nossa Senhora da Luz e Nossa Senhora da Candelária, é quem apresenta a grande luz do mundo, que é o Menino Jesus. No mar, é Ele que clareia e ilumina os navegantes e marinheiros, e os conduz ao porto firme. É a grande festa da Igreja hoje, quando Jesus vai até o templo ser apresentado para Deus como filho de Deus, e através d’Ele, nós somos esse filho”, anunciou o pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Evento faz parte da cultura do município

Abençoado pelas águas dos rios Jacuí e Rio Pardo, o município de Rio Pardo tem longa tradição de celebrar Nossa Senhora dos Navegantes. Os costumes passam de geração em geração, como acontece na família do mestre fluvial da Marinha Brasileira Daniel Cardoso da Silva, de 44 anos, marinheiro há dez anos. No Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, o profissional das águas fez questão de estar a caráter com seu uniforme, para demonstrar respeito a quem o protege no dia a dia.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Homem agride médico e desacata policiais em Hospital Regional de Rio Pardo

Publicidade

Daniel fez questão de vestir o uniforme | Foto: Alencar da Rosa

“A gente vem de gerações. Eu participava antes de ser marinheiro. Costumava vir com os pais e a família participar da festa, da procissão nas águas. Depois, me tornando marinheiro, fui ficando mais presente. A importância é a devoção, a fé, vir aqui participar e demonstrar a nossa Santa que a gente tem respeito por ela. Faz parte da nossa comunidade já há muitos anos. É algo antigo na nossa cidade e a gente não pode deixar morrer”, frisou Daniel. Ele acompanhou a imagem de perto, tanto no veículo que a levou em procissão quanto no passeio de barco pelas águas do Rio Jacuí.

Flavio: participação de mais de 30 anos | Foto: Alencar da Rosa

Marinheiro mais antigo presente na procissão, Flavio de Borba Santos participa das comemorações há mais de 30 anos. Ele celebra uma graça alcançada na época do nascimento de seu filho, que hoje tem 26 anos. Marinheiro há 36 anos, começou a acompanhar a procissão desde adolescente. “Naquele tempo tinha a festa por água, o pessoal ia nos barcos. Sempre íamos à festa, ao almoço, era lá no cais. Essa tradição tinha que voltar, na beira da praia, como antigamente”, recordou.

Publicidade

Quem também acompanha a procissão há muito tempo é Helena da Rosa Silveira. Enfermeira aposentada, ela é ministra da Eucaristia, da Palavra e da Esperança. Para ela, a esperança em Nossa Senhora é a base para seguir a vida.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: programação em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes segue até domingo em Sobradinho

“É muito importante para a nossa fé, na nossa caminhada. Quando temos algum problema na vida, se não tiver fé, tu não tem chão. Quem tem fé vive mais tranquilo”, comentou. Como ministra da paróquia, visita doentes que não podem comparecer às missas e já acompanha a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes há 21 anos.

Publicidade

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta