A comunidade católica de Rio Pardo celebrou Nossa Senhora dos Navegantes na tarde dessa sexta-feira, 2. Com o feriado municipal, os fiéis da Cidade Histórica puderam aproveitar toda a programação, que iniciou por volta das 17h30 com a saída da procissão motorizada da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. De lá, dezenas de carros percorreram as ruas até a Praia dos Ingazeiros, onde a imagem da padroeira dos marinheiros e pescadores foi colocada em um barco para o cortejo sobre as águas do Rio Jacuí. Na volta, uma missa foi celebrada no mesmo local.
O responsável pela solenidade foi o padre Maurizan do Nascimento, pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, que acompanhou e conduziu os festejos desde o início. “É uma tradição muito antiga aqui do município e a população corresponde muito bem ao chamamento da igreja”, disse. Ele também comemorou o dia de tempo quente e seco e também o Rio Jacuí, que depois de um longo período com enchentes retornou ao nível normal, de sete metros, e permitiu a realização de todas as atividades previstas.
LEIA TAMBÉM: Projeto quer tornar a Catedral patrimônio de Santa Cruz
Publicidade
A missa foi celebrada ao ar livre, no Mirante da Praia dos Ingazeiros, e reuniu dezenas de pessoas que não se importaram com o sol forte do fim da tarde e acompanharam o evento até o fim. Muitos levaram cadeiras para maior comodidade e houve transmissão via internet, nas redes sociais da paróquia, para quem não pôde comparecer.
Na sequência, os fiéis saíram da Praia dos Ingazeiros com as velas envoltas em uma espécie de plástico protetor para a também tradicional procissão luminosa, retornando à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. A Prefeitura de Rio Pardo auxiliou com a sonorização e também com equipes da Fiscalização de Trânsito, que atuaram para garantir a segurança dos que percorreram as ruas a pé e também dos motoristas durante toda a programação.
LEIA TAMBÉM: Comunidades celebram o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes em Sobradinho
Publicidade
Além disso, o evento contribuiu para movimentar os bares e restaurantes da beira do rio, que ficaram lotados de pessoas que se deslocaram até lá para acompanhar o cortejo pelo Rio Jacuí. Uma das principais mudanças em relação aos anos anteriores é que não houve a tradicional festa no Salão Paroquial. “Muitas pessoas estão fora da cidade viajando, estão nas praias, então decidimos fazer no dia 8 de março, quando será comemorado também o Dia da Mulher.”
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade