Categories: Esportes

FIA confirma exclusão no GP da Alemanha e calendário terá 19 etapas em 2015

A iminente exclusão do GP da Alemanha do calendário de 2015 da Fórmula 1 foi finalmente confirmada nesta sexta-feira, 20, deixando a temporada com somente 19 corridas no ano. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), depois que os dois circuitos do país falharam ao tentarem chegar a um acordo com o chefe da categoria, Bernie Ecclestone, para a realização da prova.

Desde 2006, o GP da Alemanha faz um revezamento entre os circuitos de Hockenheim e Nurburgring, que este ano deveria receber a prova. Por conta de problemas financeiros, no entanto, os administradores de Nurburgring descartaram sediar o GP, jogando a responsabilidade para Hockenheim, que, por sua vez, alegou não ter tempo hábil para organizar o evento, previsto para 19 de julho.

Para impedir a exclusão, Nurburgring chegou a negociar com Ecclestone para que a taxa para sediar um GP fosse reduzida dos atuais US$ 15 milhões (aproximadamente R$ 48 milhões), mas não teve êxito nas tratativas. Com a decisão, o calendário agora prevê três semanas de folga no calendário entre o GPs da Inglaterra, dia 5 de julho, e a Hungria, dia 26.

Publicidade

O GP da Alemanha é considerado um dos mais tradicionais da Fórmula 1 e foi disputado pela primeira vez em 1926. Para se ter uma ideia da importância da prova, esta será a primeira vez que ela ficará ausente do calendário da categoria desde a temporada de 1955.

Mas o fato é que a corrida alemã vinha perdido espectadores de forma constante desde os tempos do heptacampeão mundial Michael Schumacher, mesmo que o país seja o lar da equipe Mercedes, campeã da última temporada, e que tem o alemão Nico Rosberg entre os seus pilotos. Além disso, a Alemanha conta com o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, hoje na Ferrari.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.