Categories: Esportes

FIA aponta que equipes fornecedoras e clientes deverão ter motores idênticos em 2016

Em meio às intermináveis discussões dobre como tornar a Fórmula 1 mais competitiva e emocionante, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou, nesta quarta-feira, que as fornecedoras de motores, como por exemplo a Ferrari e Mercedes, deverão disponibilizar as mesmas versões para as equipes clientes a partir do ano que vem.

Segundo o novo regulamento da categoria, o artigo 23.5 prevê que “apenas as unidades de potência idênticas aos motores homologados pela FIA poderão ser usados em um evento durante as temporadas de 2016 a 2020 do Mundial”.

A nova medida ainda será discutida na próxima reunião da Comissão da F1, que está prevista para acontecer nas próximas semanas. Caso a proposta ganhe apoio, a nova regra será pauta e poderá ser oficializada no congresso do Conselho Mundial de Automobilismo, em dezembro.

Publicidade

Com isso, a Toro Rosso poderia correr com as versões atualizadas do motor Ferrari caso as duas partes entrem em acordo. A Red Bull tentou negociar com os italianos e com os alemães da Mercedes, mas as duas equipes temem fortalecer demais o time austríaco.

Na temporada 2015, a Mercedes fornece motores à Williams, Force India e Lotus, enquanto os carros da Manor e da Sauber correm com as unidades de potência da Ferrari. Toro Rosso e Red Bull são atendidas pela Renault, mas como a fabricante francesa deverá ter sua própria equipe em 2016, os dois times buscam novas parcerias. A equipe norte-americana Haas, que fará sua estreia na F1 no ano que vem, correrá com motores e chassis da Ferrari.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.