Suspenso desde 16 de março, em razão da pandemia de coronavírus, o campeonato estadual será retomado em 23 de julho. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 9, pela Federação Gaúcha de Futebol. Os treinos com contato físico estarão liberados a partir da próxima segunda-feira, 13, desde que haja o aval das prefeituras.
A definição ocorreu na tarde desta quinta-feira, 9, após novo encontro entre o governador Eduardo Leite e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman. Mais cedo, em transmissão ao vivo, o chefe do Executivo comunicou que o Comitê Científico havia concluído a análise do protocolo de retorno e conclusão da competição. Presencialmente, a FGF recebeu a sinalização positiva do Piratini.
LEIA MAIS:
Retorno do campeonato estadual no dia 19 de julho está descartado
Bandeiras vermelhas em locais sugeridos para jogos complicam retorno do Gauchão
Publicidade
O documento elaborado pela diretoria da Federação segue à risca as recomendações de órgãos governamentais e autoridades sanitárias. O plano reúne medidas de contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas e diretrizes operacionais básicas.
Entre os apontamentos, estão a redução do número de sedes, jogos com portões fechados, testagem de todos os envolvidos e orientações que vão desde a concentração dos atletas até as entrevistas que sucedem os confrontos.
Três rodadas do segundo turno do Gauchão foram disputadas. O grupo A é liderado pelo Inter, com sete pontos. Na outra chave, o Grêmio, com 100% de aproveitamento, é o primeiro colocado. O primeiro turno foi vencido pelo Caxias.
Publicidade
LEIA TAMBÉM:
Quatro jogadores do Internacional testam positivo para Covid-19
Base do Galo mantém atividades, mesmo com pandemia