Sob o tema “desmistificando o déficit da Previdência Social e a Reforma Previdenciária”, a Fetag realiza, nesta quarta-feira, 22, em Porto Alegre, um seminário que reúne todo o movimento sindical. Conforme a diretora da Fetag, responsável pela Previdência Social, Elisete Hintz, que participou do Giro Regional da Gazeta FM, o evento tem por objetivo discutir o processo lançado de reforma da Previdência Social. “Precisamos ter subsídios para contrapor este momento junto ao governo federal para que não ocorra a perda de direitos previdenciários. Diante deste contexto, necessitamos de dados concretos para que não sejamos vistos pela sociedade como se problema do déficit da previdência é de responsabilidade dos segurados especiais”, justifica.
De acordo com Elisete, a reforma da Previdência vem para tirar os direitos dos segurados especiais. “Falamos com conhecimento de causa e não como alguns que ocupam a mídia para dizer que agricultor não contribui. Tanto contribui que de todo produto comercializado, são descontados 2,1% do valor recebido”, destaca. Ela ainda ressalta que os assegurados tem, politicamente, o que não desejavam, ou seja, a desvinculação do salário mínimo e o aumento da idade mínima para a aposentadoria.
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), através de Juliano Sander Musse, abordará o painel de abertura que leva o nome de “olhando para o futuro: há necessidade de reforma previdenciária – aspectos sociais, econômicos e demográficos”. Logo após, o foco recai sobre “As Contribuições da Seguridade Social e o Déficit da Previdência”, com Vilson Romero, da Associação dos Fiscais da Receita Federal. Em seguida, o painel “Importância Social e Econômica dos Benefícios Previdenciários Rurais”, com a consultora da Fetag, Jane Lúcia Wilhelm Berwanger, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). À tarde, a Contag é a responsável pelo painel “Atuação do Movimento Sindical Diante da Proposta de Reforma Previdenciária”. Às 15 horas começam os debates e após o encerramento.
Publicidade
This website uses cookies.