A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS) encaminhou à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), e ao presidente do INSS, Leonardo Rolim, denúncias sobre depósitos de empréstimos consignados, efetuados por bancos e financeiras nas contas de aposentados e pensionistas do INSS de forma indevida, e também sobre a invasão de dados no sistema do Meu INSS.
A Contag agregou denúncias de outros estados e encaminhou um dossiê com mais de 77 páginas ao presidente do INSS e ao deputado federal Heitor Schuch, que fez a mesma acusação junto à Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.
LEIA MAIS: Fetag denuncia violação de dados de aposentados rurais
Publicidade
Segundo a Fetag, chama a atenção o fato de que diversos aposentados e pensionistas tiveram seus dados de acesso ao sistema Meu INSS violados e alterados. Isso permitiu que bancos e financeiras acessassem as contas e solicitassem os empréstimos sem o conhecimento dos segurados.
Em nota, a Fetag-RS exige providências urgentes para que esses bancos sejam descredenciados para fazer consignados aos aposentados e pensionistas. Além disso, pede que sejam bloqueados os consignados para benefícios previdenciários, os quais poderão ser liberados somente presencialmente em uma agência do INSS ou no banco pagador do benefício. Segundo a federação, somente com medidas rigorosas esses abusos cessarão.
LEIA TAMBÉM:
Projeto quer proibir que empréstimos sejam oferecidos a idosos por telefone
Décimo terceiro do INSS começa a ser depositado no dia 25
Publicidade