A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) comemorou nessa sexta-feira, em Vera Cruz, os 60 anos de fundação da instituição. As celebrações são organizadas junto às 23 regionais e têm como objetivo celebrar as lutas e conquistas obtidas ao longo desse período, bem como valorizar agricultores, líderes políticos, parceiros e outras personalidades importantes para a história da entidade. O último evento será uma grande festa no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, com expectativa de público de 1,5 mil pessoas.
LEIA TAMBÉM: ExpoFeira Rural ocorre neste fim de semana com entrada gratuita e muitas atrações
Para o presidente da federação, Carlos Joel da Silva, os 60 anos da Fetag se confundem com a trajetória da agricultura familiar no Rio Grande do Sul. “Seis décadas atrás, esses trabalhadores não tinham direito a nada. Foi a partir do trabalho dos sindicatos e da articulação da Fetag que conseguimos avançar com as políticas públicas para o campo.” Entre as principais vitórias, cita a aposentadoria para os agricultores, a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a visibilidade adquirida pela categoria na sociedade.
Publicidade
Para o futuro, Silva fala em duas demandas principais. “A primeira é a geração de renda – precisamos dialogar e aproximar o produtor do consumidor, um tem que conhecer o outro porque nenhum deles sobrevive sozinho.” A outra é criação de programas para manter os jovens no campo e garantir o futuro da produção de alimentos.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.