Regional

Festival Santa Cruz de Cinema tem 544 filmes inscritos

Na última sexta-feira, 15, acabou o prazo de inscrição para participar do 5° Festival Santa Cruz de Cinema. A maior mostra competitiva da região recebeu a inscrição de 544 filmes para concorrer ao troféu Tipuana em diversas categorias. O concurso agora entra na etapa de análise e seleção dos materiais. Para isso, uma turma de 12 a 15 profissionais do cinema nacional, como professores e produtores realizam a curadoria das obras.

Nesse contexto, os filmes inscritos devem estar de acordo com as regras especificadas no regulamento. Valem curtas-metragens de até 25 minutos, finalizados após 1° de janeiro de 2021. Além disso, para que a inscrição seja validada, deverá ter todos os itens de preenchimento obrigatórios respondidos. Serão escolhidas 12 produções nacionais e seis regionais. Dos selecionados, 321 se enquadram no gênero ficção, outros 190 em Documentário, 14 para Mostra Olhares Daqui e, ainda, 33 em Animação.

LEIA MAIS: 5º Festival Santa Cruz de Cinema é lançado

Publicidade

Conforme um dos organizadores do festival, Rudinei Kopp, o número de inscritos deste ano é menor em relação aos anos anteriores. “Infelizmente, 2021 não foi um bom ano no volume de produção audiovisual no país”, explica. Apesar disso, a meta dos organizadores era alcançar 500 inscritos e esse valor foi ultrapassado. “Chegamos a quase 550”, celebra Kopp. No primeiro ano, a organização recebeu 538 inscritos, nos anos posteriores foram, 614, 603 e 682, respectivamente. O estado que mais inscreveu foi São Paulo, com 121 produções; seguido de Rio Grande do Sul, 87; Rio de Janeiro, 66; Minas Gerais, 41; Pernambuco, 34; e Bahia com 31.

Os 18 finalistas irão concorrer ao Troféu Tipuana nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Gaúcho, Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Desenho de Som. Dos 544 inscritos, 457 concorrem na Mostra Nacional (filmes brasileiros), 87 na Mostra Regional e Olhares Daqui (filmes gaúchos e produções de Santa Cruz do Sul ou de acadêmicos da Unisc).

LEIA MAIS: Festival Santa Cruz de Cinema: um evento que ingressa no cenário nacional

Publicidade

Além do evento em si, a organização promove, ao longo do ano, diversas atividades relacionadas ao cinema como oficinas, debates e exibições. O festival será realizado presencialmente entre os dias 24 e 28 de outubro. Já a revelação dos 18 vencedores ocorre em cerimônia oficial no último dia, às 19 horas.

O 5º Festival Santa Cruz de Cinema é uma realização do Sesc/RS – Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes, com patrocínio de JTI e Município de Santa Cruz do Sul. O apoio é da Gazeta Grupo de Comunicações, Proeza Beer e Brasserie Chef Davi.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.