Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Festival Santa Cruz de Cinema: Rio de Janeiro está muito presente

Foto: Alencar da Rosa

Fantasma Neon é uma das obras de cariocas, exibidas no Festival

Dos 18 filmes exibidos na Mostra Competitiva do 5º Festival Santa Cruz de Cinema, seis são do Rio de Janeiro, empatando somente com o Rio Grande do Sul no quesito quantidade de curtas-metragens presentes no festival. As produções do estado do sudeste do Brasil são: Cineminha no Beco, de Renato Oliveira, Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli, Último Domingo, de Joana Claude e Renan Brandão, Meu nome é Maalum, de Luísa Copetti, Só mais uma frase, de Giulia Bertolli, e Poder Falar – Uma Autoficção, de Evandro Manchini.

O cineasta Leonardo Martinelli, realizador do curta Fantasma Neon, conta que esta é a segunda vez que participa do Festival Santa Cruz de Cinema. Em 2019, ele esteve na cidade apresentando o curta chamado Lembra. Ano passado, ele também participou com a produção Copacabana Madureira, mas não pode estar no evento presencialmente. “É um festival e uma cidade que eu gosto muito, porque dá para ver que o público interage e tem um retorno de audiência muito bom. Percebe-se que as pessoas estão de fato interessadas nos filmes, o que eles têm a dizer, a linguagem a ser discutida ali.”

LEIA MAIS: Homenageada do 5º Festival Santa Cruz de Cinema já está na cidade

Publicidade

Martinelli complementa que o Festival Santa Cruz de Cinema tem o papel de fomentar e difundir a produção local. “Muitos dos filmes acabam existindo diretamente por causa da existência do festival.” Neste ano, o curta apresentado pelo cineasta carioca aborda a temática do trabalho desenvolvido por entregadores de aplicativos e os problemas que surgem. “A inspiração para Fantasma Neon veio de observar essa extinção de direitos trabalhistas que o Brasil tem sofrido nos últimos anos e juntar essa extinção com a linguagem musical, um gênero cinematográfico muito relacionado à meritocracia e justamente subverter essa expectativa da meritocracia que há no gênero musical”, explica.

Magna Domingues é criadora e roteirista do curta Meu nome é Maalum, junto com Eduardo Lurnel, que também é criador e roteirista. O filme é uma adaptação de um livro infantil homônimo que também foi escrito pelos dois. É a primeira vez que ela participa do festival. “É muito importante fomentar o trabalho audiovisual no Brasil, a cultura muda vidas através das histórias que contamos. Toda história bem contada faz uma cura na história de alguém. E para conseguirmos contar boas histórias, é preciso ter políticas públicas que valorizem os trabalhadores e trabalhadoras do audiovisual”, diz Magna.

LEIA MAIS: Conheça Liliana Sulzbach, uma das três juradas do Festival Santa Cruz de Cinema

Publicidade

Ainda de acordo com a carioca, iniciativas como a do Festival Santa Cruz de Cinema são extremamente relevantes. “Para democratizar o acesso às nossas histórias e fazer com que as nossas vozes sejam ouvidas e levar um público tão grande para o cinema. O sonho do artista é poder contar as suas histórias”, afirma.

O 5º Festival Santa Cruz de Cinema é uma realização do Sesc/RS – Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes, com patrocínio de JTI, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Município de Santa Cruz do Sul. O apoio é da Gazeta Grupo de Comunicações, Proeza Beer, Brás 1532, Legend Music Bar, Amigos do Cinema, Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc), Gaveta Bar e Brasserie Chef Davi.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O FESTIVAL SANTA CRUZ DE CINEMA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.