Festival dos Festivais: saiba como deve ser o Enart neste ano

Um dos principais eventos do calendário tradicionalista – e também de Santa Cruz do Sul – deve voltar a ser realizado neste ano. Assim como muitas programações, o Encontro de Arte e Tradições Gaúchas (Enart) precisou ser cancelado em 2020, devido à pandemia de coronavírus. Para novembro próximo, um novo formato está sendo pensado para o festival.

De acordo com o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, que falou em entrevista à Rádio Gazeta 107,9, a perspectiva otimista em relação ao avanço da vacinação e controle do contágio está possibilitando o planejamento Enart. “Há esperança de que em novembro a situação esteja ainda mais estabilizada. Mas é claro que a saúde, a vida humana está em primeiro lugar”, comentou.

LEIA MAIS: Definição do Enart sai após eleição do MTG

Publicidade

Nesse sentido, Savaris garantiu que o movimento está tomando todos os cuidados necessários para retomar as atividades, o que começou a ser feito há alguns dias, com os acendimentos de chamas crioulas nas regiões tradicionalistas e os festejos farroupilhas. Para ele, o Enart, o Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e o Fegachula, realizados na Serra Gaúcha, também são eventos de extrema importância para o tradicionalismo e, por isso, merecem ser retomados.

A ideia do MTG é unificar esses três concursos, em um formato diferente. “Seria o Festival dos Festivais, somente neste ano. Serviria como uma retomada das atividades artísticas, estimulando as entidades a se organizar”, explicou. A expectativa é de que esse evento seja realizado de sábado a segunda-feira, entre os dias 13 e 15 de novembro.

Um único palco, sem competição

O novo formato do Enart prevê um único palco, montado no Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest. “Tudo vai acontecer ali, começa às 8 horas e vai até madrugada, retoma no outro dia cedo. Segunda, que é feriado, termina no meio da tarde”, disse. A modalidade de danças tradicionais não será competitiva, mas as categorias individuais sim. Outra mudança é que não haverá as fases classificatórias, chamadas de interregionais. Assim, o MTG pretende convidar os participantes dos últimos cinco anos.

Publicidade

O tradicional acampamento também não vai acontecer, assim como não deve haver alojamentos em escolas e outros locais desse tipo. “Já encaminhamos uma proposta ao Governo do Estado, com protocolos – uso de máscara, medição de temperatura, inscrições prévias, uso de álcool, comprovação de vacina. E solicitamos a liberação de 20% da lotação total do ginásio”, relatou.

Conforme o PPCI do Ginásio Poliesportivo, o espaço comporta até 5.750 pessoas. Com a liberação de 20%, no máximo 1,2 mil poderiam assistir as apresentações. O Festival dos Festivais também será transmitido ao vivo ela internet.

LEIA MAIS: ÁUDIO: ‘Nossa decisão é realizá-lo’, diz novo presidente do MTG sobre o Enart

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.