Um dos maiores eventos gastronômicos da região está de volta ao modelo presencial após dois anos de pandemia. O Festival Nacional da Galinha Recheada chega a sua 6° edição e vai aliar a receita do frango recheado com muita festa e atrações musicais no novo pavilhão da sede do Futebol Clube Rio Pardinho, organizador do festival.
A expectativa é de comercializar 1,6 mil pratos de galinha recheada, tanto no almoço, que ocorrerá no ginásio do EC Rio Pardinho, quanto na modalidade drive-thru, que continua a ser oferecida, como foi feito nos dois anos anteriores em virtude das restrições da pandemia de Covid-19. Um dos idealizadores do evento é Hardi Lúcio Panke, secretário municipal de Agricultura e membro do FC Rio Pardinho. Ele explica que nesta edição o festival mais uma vez irá prestigiar a produção local, também com a oferta de chope feito na região.
O evento está marcado para o dia 4 de setembro, domingo. Às 9h30 inicia-se o serviço de entrega em formato drive-thru, para quem quiser levar sua comida para casa. O almoço será oferecido a partir das 11 horas. O prato principal é feito com uma receita especial que é mantida em segredo, mas vem se aperfeiçoando com o passar dos anos. “O recheio antigamente se fazia com os miúdos da própria galinha. Hoje, acrescentamos no recheio um pouco de carne suína, para ficar mais suculento”, explicou Panke em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Após polêmica, projeto que valoriza galinha recheada é aprovado
Os cupons para a galinha recheada serão vendidos antecipadamente, por R$ 65,00. Devido ao grande volume que a organização espera vender, a carne será assada em oito fornos no próprio FC Rio Pardinho e também no centro de Santa Cruz, onde o clube irá utilizar a estrutura da padaria Panisul, com fornos que podem assar até 600 frangos simultaneamente. Um prato de galinha recheada pesa cerca de 2,5 quilos e pode alimentar entre quatro e cinco pessoas, segundo a organização do evento.
Os ingressos antecipados do festival podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: em Santa Cruz do Sul, Padaria Panisul, Belfaactus Seguros, MD Pneus, Ulfer Purificadores, Bela Casa Materiais de Construção, Nilson Cabeleireiro, Posto Carlão, Mercado Schuck, Show dos Esportes, Intelsed Energia, Restaurante Juruna, Vidraçaria Arroio Grande e Beto Lanches; em Linha Santa Cruz, na Agro Lauschner.
Publicidade
Em Vera Cruz, na Casa das Tintas e na Star Machine; em Rio Pardinho, no Supermercado Schulz, no Posto Tio Willy, Mercado Silvane Lauschner, Cucas Gressler, Mercado Ester e Mercado Roesch; em Sinimbu, no Supermercado Schulz e no Supermercado Rabuske. Locais de retirada (é preciso combinar com antecedência): Padaria Panisul, em Santa Cruz do Sul; na sede do FC Rio Pardinho; na Agro Lauschner, em Linha Santa Cruz; e na Casa das Tintas, em Vera Cruz. Informações pelo telefone (51) 9 9544 1216.
LEIA TAMBÉM: GALERIA: equipe do Rio Pardinho prepara mais de 1,2 mil galinhas recheadas
Além da parte gastronômica, o Festival Nacional da Galinha Recheada terá uma série de atrações que prometem agradar ao público. No centro do campo de futebol do FC Rio Pardinho, um balão ficará fixo e levantará entre 30 a 40 metros, proporcionando uma bela visão panorâmica para quem se interessar.
A parte musical também promete grande animar os participantes, entre as 10 e 24 horas, no novo pavihão coberto. Ao meio-dia tem apresentação da dupla Elton e Juliana, em um show tradicional com músicas em alemão.
Publicidade
A animação continua com os shows das bandas Heilige, Nova Geração, Rainha Musical, Rosas e, a partir das 20 horas, a apresentação da Banda Magia. Hardi Panke frisa que, recentemente, a galinha recheada foi considerada como prato símbolo do município através de lei aprovada na Câmara de Vereadores, o que permite ao festival acessar verbas via leis de incentivo fiscal, como a Lei Rouanet. Os valores ainda serão definidos nesta semana, tanto da galinha recheada quanto para o bufê, segundo a organização.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
This website uses cookies.