Categories: Cultura e Lazer

Festival Assim Vivemos inicia nesta quarta-feira em formato híbrido

Começa hoje o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, idealizado pelas irmãs santa-cruzenses Graciela Pozzobon da Costa e Lara Pozzobon. O mais importante e longevo evento de cinema sobre o tema realiza a décima edição nos centros culturais do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. A edição comemorativa será em formato híbrido, com sessões presenciais e virtuais, e exibe 29 filmes inéditos oriundos de 14 países, divididos entre curtas, médias e longas-metragens. A realização é do Centro Cultural do Banco do Brasil, com patrocínio do Banco do Brasil, por meio da lei de incentivo à cultura e produção da Cinema Falado Produções.

“O Assim Vivemos é um evento transformador, que sempre ofereceu o espaço de fala para que as próprias pessoas com deficiência contem as próprias histórias, por meio dos filmes e debates”, explica a diretora do festival, Graciela Pozzobon. Os debates e parte dos filmes estarão disponíveis on-line para que o acesso seja ampliado. Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades.

LEIA MAIS: As irmãs santa-cruzenses que são vanguarda da audiodescrição

Publicidade

O CCBB Rio é o primeiro a receber o evento, desta quarta-feira, 22, a 11 de outubro. O público pode participar de forma gratuita na sala de cinema ou acessando virtualmente parte da programação. As sessões on-line serão disponibilizadas aos poucos – a cada semana estarão no site do festival filmes relacionados aos debates. Participam das discussões pessoas com deficiência e especialistas. O link para fazer parte será disponibilizado no site do festival no dia do encontro.

O Brasil tem sete produções na programação, seguido por Estados Unidos e Rússia, com cinco filmes cada; Espanha com dois e um filme de cada um dos seguintes países: Argentina, Austrália, Canadá, Cazaquistão, Costa Rica, Holanda, Irã, Israel, Itália e Reino Unido. Os 29 filmes do Assim Vivemos estão divididos em 12 programas com duração entre 57 e 94 minutos. Por dia, serão oferecidas três sessões presenciais com toda a programação e no site do festival serão disponibilizadas nove produções.

LEIA TAMBÉM: “Precisamos de uma sociedade mais acessível”, diz presidente do Compede

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.