Santa Cruz do Sul

Festas natalinas levam alegria às comunidades em Santa Cruz

O fim do ano é marcado pelas confraternizações em Santa Cruz do Sul. Organizadas por voluntários e também pelo poder público, as festas natalinas promovem a integração entre as famílias e animam as crianças.
Uma das comemorações ocorreu na última segunda-feira, 19, no distrito de Alto Paredão, um dos locais mais afastados da região central do município.

No ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Felipe Becker, os estudantes e suas famílias receberam a visita do Papai Noel. A ação foi promovida em parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Estratégia Saúde da Família (ESF) da localidade, escola Felipe Becker, Associação de Produtores de Alto Paredão (Aprodap) e a empresa Retroboq.

LEIA TAMBÉM: Guia Vip de Natal: veja dicas de presentes para a família e amigos

Publicidade

O encontro contou com a presença da prefeita Helena Hermany e do vice e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell. A programação teve ainda a apresentação artística dos alunos do pré ao quinto ano da escola. Durante a festividade, Helena anunciou a entrega de novos uniformes e material escolar aos alunos da rede municipal em 2023. Ela ainda aconselhou a criançada a tratar dos estudos com dedicação.

Grasiel foi com a filha Gabrieli acompanhar as atividades | Foto: Elemir João Polese

Encontro de fim de ano no Cras Beatriz reuniu 300 pessoas

Com o ginásio lotado, o Centro de Referência de Assistência Social Beatriz Frantz Jungblut realizou a confraternização de Natal no dia 16 de dezembro. Ao todo, 96 crianças beneficiadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tiveram uma tarde com direito a apresentações artísticas, doces, salgados e refrigerantes, brincadeiras e distribuição de presentes. Participaram cerca de 300 pessoas.

LEIA TAMBÉM: Grupo de policiais realiza ação de Natal no Bairro Santuário

Publicidade

Usando toucas vermelhas, camisetas verdes do projeto e fantasias, as crianças atendidas pela Aesca no Serviço de Convivência cantaram e dançaram ao som de ritmos natalinos. Todas elas escreveram cartinhas ao Papai Noel expressando o que gostariam de ganhar. Uma empresa local de cosméticos patrocinou a compra dos mimos.

Apresentação das crianças participantes dos projetos sociais foi um dos destaques na programação do Cras Beatriz

Entre os que aproveitaram as atividades estava a safreira Josiane Corrêa Nunes, 32 anos, moradora do Residencial Viver Bem e mãe de Maurício, 11, Fabrício, 10, Sophia, 4, e Henry, 1 ano e quatro meses. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura em proporcionar a atividade. Maurício e Fabrício frequentam o projeto no turno inverso ao da escola – um vai pela manhã e o outro à tarde –, o que para Josiane é motivo de tranquilidade.

Josiane destacou a importância das atividades para os filhos

LEIA TAMBÉM: Programação de Natal leva brilho e magia às ruas de Vale do Sol

Publicidade

“Prefiro que meus filhos venham ao projeto do que fiquem pelas ruas. Tenho confiança de que aqui eles estão seguros, bem cuidados e aprendendo só coisas boas”, disse. Para ela o retorno é tão positivo que em 2020, Maurício, o filho mais velho, foi avaliado como o mais comportado do projeto e ganhou de presente uma bicicleta.

Emoção

A presidente da Aprodap, Celoi Teresinha dos Santos, emocionou-se com a atividade. “É uma felicidade enorme ver o rosto das crianças. A gente revive um pouco a nossa infância”, avaliou. A programação foi encerrada com a entrega de presentes pelo Papai Noel. As crianças também puderam se divertir nos brinquedos infláveis instalados no ginásio. A comerciante Grasiele Grasel levou a filha Gabrieli, de 4 anos, ao evento. “É algo muito importante para as crianças. Minha filha está encantada com tudo. Foi muito válida a iniciativa”, disse.

Futuro

A diretora da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Priscila Froemming, afirmou que a confraternização foi preparada para proporcionar um momento especial a todos. “Quando falamos em crianças, falamos em futuro. O investimento que a Prefeitura faz aqui, faz no futuro da cidade.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Gazeta leva atrações à Christkindfest; veja programação

Já o presidente da Aesca, João Rocha, falou da parceria entre a entidade e o poder público municipal e mencionou o apreço especial de Helena pelo projeto. “A prefeita tem um carinho muito especial por esse projeto, pelas crianças, pelos jovens e pela comunidade em geral”, ressaltou. Ele também afirmou que a participação das famílias na confraternização é uma atitude que contribui para fortalecer os vínculos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.