Categories: Cultura e Lazer

Festa Literária de Santa Cruz terá 13 encontros

A Festa Literária de Santa Cruz do Sul (Fliscs) cresceu e, em comemoração ao seu quinto ano de realização, ganhou um evento especial de lançamento, a exemplo do que já acontece com a Feira do Livro. Festa e feira são organizadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Prefeitura e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), mais o apoio imprescindível – principalmente no caso da Fliscs – da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). O lançamento aconteceu no começo da tarde dessa quinta-feira, 12, no auditório da Secretaria Municipal da Educação (SME), com a presença dos organizadores, escritores, autoridades e convidados.

Na oportunidade, foram anunciados os nomes dos autores que farão parte da festa este ano; as escolas que eles visitarão; e a data correspondente – a Fliscs se iniciará já na sexta-feira da semana que vem, dia 20, e vai até a outra, 27. Foram convidados os escritores Bruno Ledur, Caio Ritter, Cassionei Niches Petry, Demétrio Soster, Mauro Klafke, Romar Beling, Rudinei Kopp e Valquíria Ayres Garcia. As escolas contempladas são a Marista São Luís, Duque de Caxias, Guilherme Hildebrand, Dona Leopoldina, Menino Deus, Guido Herberts, José Mânica, Estado de Goiás, Ernesto Alves de Oliveira, Nossa Senhora do Rosário e Monte Alverne.

Ao todo serão 13 encontros. Alguns deles terão a presença de até dois autores mais o mediador, o também escritor Mauro Ulrich, editor de Variedades da Gazeta Grupo de Comunicações. Nos dois primeiros encontros, dia 20, haverá a presença da Destemperados Cia. de Teatro, de Porto Alegre, que apresentará o espetáculo Histórias Rocambolescas de um Mundo Amazônico.

Publicidade

Esquenta
A gerente da unidade local do Sesc, Roberta Corrêa Pereira, foi quem abriu o evento de lançamento, divulgando a programação e agradecendo o empenho de todos os envolvidos para que a Fliscs se tornasse realidade, pela quinta vez. “É uma promoção muito importante, que serve como uma espécie de ‘esquenta’ para a Feira do Livro. Além disso, tem o caráter de divulgar o trabalho do nosso escritor, o autor local, de muita qualidade e competência, que tem então mais uma ‘vitrine’ para falar de sua vida e mostrar o seu trabalho.”

Roberta também lembrou que a feira este ano acontece um pouco mais cedo, de 4 a 10 de maio, na Praça Getúlio Vargas, e todos os escritores estão convidados a participar. “Quem está para lançar livro tem que se antecipar”, brincou.

Jaqueline Marques, secretária da Educação, também foi convidada a falar e lembrou da importância da Fliscs para incentivar o gosto e o prazer da leitura na fase escolar, a mais importante na formação intelectual do indivíduo. Ela mesma acompanhou alguns dos encontros, em edições passadas, e lembrou que a promoção tem mesmo um caráter festivo, de diversão. “Precisamos cada vez mais criarmos um público consumidor de leitura. Vem ao encontro, também, de um outro programa, o ‘Ler é bom demais’, criado por nós, e em mais projetos investiremos ainda com relação a leitura e literatura, pois somos sabedores do potencial de nossa região com relação a essa forma de expressão.”

Publicidade

Antes do encerramento, o escritor homenageado da Feira do Livro deste ano, Demétrio Soster, e a personalidade incentivadora da leitura, Márcia Simon, foram agraciados com uma cesta cheia de mimos cada um.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.