ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Festa das Orquídeas: valorização do potencial econômico e atrações culturais

A festa onde a alegria, a beleza e os negócios se encontram. Esse é o tema da quarta Festa das Orquídeas de Mato Leitão. Orquidófilos de todo o País visitarão a cidade para conferir as atrações durante o final de semana na Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv).

Além das festividades, os colecionadores de orquídeas Laelia purpurata participam da 14ª Exposição Estadual e da 2ª Exposição Nacional. Ao todo, serão 135 participantes. E com eles, a organização espera quebrar o recorde e apresentar ao menos 1,2 mil plantas.

Publicidade

O presidente do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova), Sílvio Jaeger, será um dos expositores. Proprietário da SS Orquídeas, estará com 150 plantas à mostra. “Espero que pelo menos uma possa ser premiada”, disse.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Soberanas divulgam programação da 4ª Festa das Orquídeas; confira

Do hobby ao negócio

Natural de Campo Bom, Sílvio Jaeger é admirador de plantas desde a infância. No entanto, tornou-se um orquidófilo somente após se mudar para Venâncio Aires. Durante uma visita à exposição municipal de orquídeas, foi convidado a participar das reuniões do Núcleo de Orquidófilos local. Lá, fez amizades e passou a visitar feiras na região.

Publicidade

Nesse período, iniciou a coleção. A partir de muita pesquisa, buscava selecionar as espécies que melhor se adaptam ao clima local. Hoje, em sua casa, ele possui uma coleção de 4,6 mil exemplares, em um espaço de aproximadamente 300 metros quadrados.

Publicidade

Com o tempo, surgiu a oportunidade de transformar o hobby em negócio. Na época, há cerca de oito anos, Mato Leitão, já denominada Cidade das Orquídeas, não possuía um orquidário comercial. Então, buscou apoio do poder público e conseguiu um terreno no Distrito Industrial.

LEIA TAMBÉM: Festa das Orquídeas quer bater recorde de plantas em exposição

Publicidade

Surgia então a SS Orquídeas, localizada na RSC-453, no trevo de acesso ao município. No início, eram apenas ele, a esposa Susete Fernandes Jaeger e alguns pés de orquídeas em uma mesa. Era questão de tempo até preencher o pavilhão de plantas. Além de se tornar um dos presidentes da Nova, Sílvio também se tornou referência no Rio Grande do Sul, chegando a ser presidente da Federação Gaúcha de Orquidófilos durante quatro anos.

Publicidade

Em sua estufa, Sílvio Jaeger possui mais de 25 mil orquídeas conhecidas em todo o Brasil | Foto: Alencar da Rosa

Flores em destaque

De Mato Leitão para o Brasil   

Um ano após abrir a loja, os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados no Rio Grande do Sul. Na tentativa de retardar a contaminação, em março de 2020, o fechamento temporário do comércio foi decretado.

Impedido de abrir as portas, Sílvio teve a ideia de vender as orquídeas pelas redes sociais. Rapidamente, começou a fazer transmissões ao vivo e pessoas de todo o Brasil passaram a conhecer o orquidário. A audiência foi se consolidando, com mais de 250 pessoas de diversos estados acompanhando os vídeos simultaneamente, chegando a vender, em média, 350 plantas. “Temos cliente até em Santa Luzia, na Paraíba, que compra pelo menos uma caixa por mês. Mas os principais estão em  São Paulo, Paraná e Santa Catarina.”

Publicidade

Publicidade
Mato Leitão: município cresce e atrai investimentos

Com a comercialização para todo o Brasil, Sílvio decidiu transformar os lucros em investimento. Ao final da pandemia, o orquidário duplicou de tamanho e passou a ocupar dois pavilhões, totalizando 720 metros quadrados de estufa. 

Atualmente, há pelo menos 25 mil plantas no espaço. Há flores em vários estágios de crescimento e de todos os tamanhos, totalizando mais de mil variedades. “Estamos planejando ampliar ainda mais, com mais duas estufas”, afirmou. 

Publicidade

Beleza que encanta   

O número de orquidófilos cresce a cada ano no Brasil. Reflexo disso é o aumento de visitantes nas festividades de Mato Leitão e a procura pelas plantas nas redes sociais.

Mas, afinal, o que explica o entusiasmo pelas flores? Para Sílvio Jaeger, o apelo visual é um dos principais motivos. “Elas são flores muito exóticas, coloridas e cheirosas. Em uma orquídea, tu encontras uma combinação surpreendente de cores e formatos diferentes de folhas. Elas possuem, sem dúvida, um toque divino”, respondeu.

LEIA TAMBÉM: Mato Leitão projeta implantação de complexo turístico na cidade

Além disso, a relação entre os orquidófilos se tornou um atrativo à parte. “Viramos uma comunidade muito unida. Fazer parte dela é estar próximo de outras pessoas com um mesmo interesse, trocar experiências, aprender novos métodos de cultivo e se apaixonar pelas orquídeas ainda mais.”

Sílvio e Susane Jaeger, de Venâncio Aires, estão entre os expositores que vão apresentar suas flores no evento que começa nesta sexta e vai até domingo | Foto: Alencar da Rosa

Saiba mais

A 4ª Festa das Orquídeas inicia-se nesta sexta-feira, 8. A cerimônia de abertura está marcada para as 18 horas e será seguida pelo show de Wilson Paim e banda, atrações natalinas e música eletrônica.

Em paralelo, haverá diversas atrações musicais, incluindo baile, apresentações de danças, teatro e show de bandas. Também será realizada a Feira Comercial e Agroindustrial, com produtos artesanais. Para os floristas, estão incluídas duas oficinas sobre cultivo de orquídeas. 

Durante os três dias, os visitantes terão acesso gratuito ao ginásio da Seubv para visitar a exposição e adquirir orquídeas à venda nos estandes.

Horários de funcionamento

  • Sexta-feira, 8: 14 horas às 20h30
  • Sábado, 9: 8h30 às 20 horas
  • Domingo, 10: 8h30 às 18 horas

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta