A 22ª edição da Festa das Cucas começou na sexta-feira e se encerrou na noite deste domingo, 12. Além dos pratos típicos da culinária alemã, contou com parque de diversão, expositores de artesanato e feira comercial. De acordo com a organização do evento, nos três dias, cerca de 80 mil pessoas circularam pelo Parque da Oktoberfest e 40 mil cucas foram vendidas.
Às 16 horas de domingo, o ponto da Cucas da Rosana já havia vendido quase mil pratos da tradicional cuca com linguiça no último dia do festival. No sábado, foram 600 unidades.
LEIA TAMBÉM: Candidatas a Soberanas da 37ª Oktoberfest e Feirasul serão apresentadas segunda-feira
Publicidade
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, além da movimentação financeira das padarias participantes do evento, a Festa das Cucas promove a economia local. “Das pessoas que vêm para cá, algumas ficam de um dia para o outro e usam a rede hoteleira. Todo mundo que sair daqui vai abastecer seus carros nos postos de combustível, o pessoal almoçou aqui. Isso incrementa muito a nossa economia“, avaliou Martins.
A Festa das Cucas contou com 13 padarias de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Além disso, a feira comercial teve 23 expositores e havia também outras opções gastronômicas e cervejarias. Parte do valor arrecadado na Festa das Cucas é doado ao Hospital Santa Cruz.
A expectativa pela Festa das Cucas começa semanas antes do festival. Em 24 de maio, a Padaria Pritsch venceu a eleição de melhor cuca do ano. O sabor é chamado de Chimarrita, pois segundo os criadores da receita, “o gosto dança pela boca”. No fim da tarde de ontem cerca de 3 mil “Rainhas“ já haviam sido vendidas. “Nós estamos oferecendo ao público o chá de anis estrelado, cravo e canela. Os cristais de açúcar da cuca ficam banhados nesse chá. Nós criamos também uma playlist no Spotify para o cliente tomar um chimarrão com a Rainha. Mais do que uma cuca, queremos proporcionar uma experiência“, disse a relações públicas da Pritsch, Laura Nobre.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Com maior procura, marmitas passam a ter cardápio mais balanceado
A eleita melhor cuca do ano é de laranja, leite condensado e hortelã. Conforme Laura, a receita surgiu de um sonho da cozinheira que elaborou o prato. Com medo de ser desacreditada, a idealizadora não contou para os colegas que, enquanto dormia, os três ingredientes passaram pela sua mente. Mesmo assim, ela reproduziu a receita e o sonho foi realizado com a conquista de melhor cuca de 2022.
Quem passou pelo Parque da Oktoberfest no fim de semana pôde atualizar a caderneta de imunização contra a Covid-19 e a Influenza. No domingo, 191 pessoas tomaram a dose de uma das duas vacinas, até as 16h30.
Publicidade
Como a estrutura móvel estava estacionada no local também no sábado, as enfermeiras afirmam que mais de 200 pacientes aproveitaram para se vacinar. A sequência de dias chuvosos e a falta de tempo da maioria dos trabalhadores durante a semana fizeram com que muita gente procurasse o ônibus.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.