Educação

Festa da Criança e Mostra reúnem trabalhos dos alunos da Escola Luiz Schroeder

Os 400 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder, de Santa Cruz do Sul, foram protagonistas da Festa da Criança e da Mostra de Trabalhos na manhã do último sábado, 7. As atividades, desenvolvidas no educandário, envolveram todas as turmas – desde a Educação Infantil até o 9° ano. Mais do que evidenciar os talentos de cada um dos estudantes, a Mostra de Trabalhos teve como intuito valorizar as ações desenvolvidas em sala de aula no decorrer do ano.

A programação contou com a participação dos pais, professores, equipe diretiva e funcionários da instituição de ensino, o que motivou ainda mais as crianças na apresentação dos seus projetos. Entre as turmas empolgadas com a mostra estavam a 71 e a 72, que desenvolveram o “censo na escola”. A ideia, conforme conta a professora Betânia Mahl, surgiu durante as aulas de Geografia, em que se estudavam aspectos relacionados ao Brasil.

LEIA TAMBÉM: 6ª CRE fará parte de projeto educacional do governo do Estado

Publicidade

“Nós utilizamos como fonte o Censo do IBGE, que foi divulgado esse ano. A partir daí, os alunos trabalharam na coleta de dados da escola”, disse, observando que a participação das duas turmas foi maciça. “Todos os 30 alunos participaram. Eles buscaram os dados com as outras turmas, analisaram as informações, produziram os gráficos e fizeram os relatórios.”

A pesquisa apurou informações sobre idade, religião, gênero, descendência, moradia e acesso à internet. Dos dados coletados, chamou atenção, de acordo com a professora, o reduzido número de alunos que se autodeclararam negros. “O predomínio é de alunos brancos na escola. Apenas oito deles, do 5º ao 9º ano, são negros”, informou.

LEIA TAMBÉM: Escola ensina sobre educação financeira na ‘ponta do lápis’ no interior de Santa Cruz

Publicidade

Além disso, foi identificado que no turno da manhã a maioria dos alunos é de meninos e os estudantes têm, em média, 11 anos. Já no turno da tarde, a maioria é de meninas. A professora acrescenta ainda que o predomínio é de estudantes que moram em casas, com descendência alemã e de religião católica. As informações foram coletadas no dia 6 de setembro.

Igualmente criativos, os 18 alunos da turma 31 mostraram diversos trabalhos lúdicos interdisciplinares. Sob a orientação da professora Ana Margarete da Fonseca Dummer, eles fizeram a exposição de itens manuais, como as maquetes de pontos turísticos de Santa Cruz; as peças em argila, confeccionadas durante os estudos sobre o solo; e os origamis, produzidos durante as atividades artísticas e aulas sobre lendas. “São trabalhos que também envolvem a fluência de leitura, a compreensão, a interpretação e o raciocínio lógico”, relatou a professora.

LEIA TAMBÉM: Educação preventiva: projeto debate o trânsito nas escolas de Santa Cruz

Publicidade

Alunos do 3º ano com a professora Ana Margarete: o lúdico como base das atividades | Foto: Alencar da Rosa

Valorização como prioridade

Supervisora Tatiane Tormes: valorizar os alunos e seus potenciais é a prioridade | Foto: Alencar da Rosa

Para a supervisora da Luiz Schroeder, Tatiane Tormes, a valorização dos alunos e de seus potenciais é vista como prioridade por toda a comunidade escolar. Em vista disso, a Mostra de Trabalhos é realizada todos os anos. Neste, em especial, a novidade foi a inclusão da Festa da Criança na programação.

“A mostra tem como objetivo dar visibilidade àquilo que se trabalha em sala de aula e que, por vezes, não é divulgado para todos os envolvidos na comunidade escolar. Sem falar que é o momento de dar protagonismo aos nossos alunos”, enfatizou. Além de conferir os trabalhos, os estudantes se divertiram nos brinquedos infláveis, com as pinturas faciais e tatuagens e com o cabelo maluco. Eles também receberam lanche.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.