Categories: Regional

Feriadões: descanso com prejuízo ao comércio

Vai começar a maratona (da folga). Depois da Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalho são os próximos feriados prolongados que, para a sorte de quem deseja viajar ou descansar um pouco mais, cairão numa sequência de duas semanas seguidas. Mas não para por aí. Depois de 1° de maio, o calendário ainda prevê mais cinco datas com a possibilidade de esticar o descanso para três ou até quatro dias consecutivos. Boas para alguns setores e um prejuízo para outros, as datas dividem opiniões quando o assunto é faturamento. O turismo comemora, pois com o recesso esticado, maior é a possibilidade de aquisição de pacotes de viagens. Já o comércio enxerga o chamado “ano dos feriadões” com mais resistência, muito em razão da quebra no ritmo de vendas.

No ramo há 20 anos, o proprietário da loja Casarão Verde, Lauro Mainardi Júnior, afirma que o acúmulo de feriados pode prejudicar o setor, principalmente porque 2017 se apresenta com potencial de retomada após a crise. “O comerciante pensa como um dia a menos no mês para fazer suas mercadorias girarem. O grande problema é que o feriado vem, mas as despesas continuam.” Outra questão levantada por Mainardi diz respeito à menor circulação de pessoas. “Se o feriado cai numa terça, por exemplo, na segunda é comum registrarmos redução no movimento. O mesmo acontece com o sábado”, complementa. 

Quem também sente os reflexos dos feriadões são os vendedores comissionados. Conforme o diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra, Romeu Schneider, boa parte do comércio oferece comissão, além do salário fixo. “Com menos dias de trabalho, menor será o valor recebido por eles no fim do mês. Dificilmente se recupera isso”, lamenta. De todos os meses que apresentam feriados em 2017,  o que mais poderá registrar prejuízos para o setor é abril. “O problema é que dois feriados vão cair na sexta e esse é o melhor dia em termos de movimento para o comércio. Isso representa muito na questão do faturamento”, diz Schneider. 

Publicidade

A boa notícia é que a recuperação parece que veio para ficar. O diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra, Romeu Schneider e o proprietário da Casarão Verde, Lauro Mainardi Júnior compartilham a opinião de que a clientela está mais confiante na hora de comprar. “Já percebo boas demonstrações em termos de movimento e também um estímulo maior ao consumo. As pessoas pararam de falar na crise”, acredita Mainardi.

 

Publicidade

AUMENTO DE 15%

Se de um lado o calendário de feriados assombra o faturamento mensal, de outro promete um ano de negócios promissores. Em Santa Cruz, as agências de turismo vivem boas perspectivas e devem colaborar para a projeção feita pelo Ministério do Turismo em janeiro. O estudo aponta que as viagens nos fins de semana prolongados por feriados deverão injetar R$ 21 bilhões na economia do Brasil até o fim do ano. Na Matte Viagens, por exemplo, houve aumento de 10% a 15%  na procura por pacotes em relação ao mesmo período de 2016. Segundo o proprietário Reinaldo Matte, só para os próximos dois feriadões já estão programadas uma excursão rodoviária a Montevidéu e pacotes aéreos a Foz do Iguaçu.

Na agência Premier, as projeções também são muito positivas. Segundo a proprietária Natália Luisa Kraether, muitas pessoas aproveitam os feriadões para viajar a lugares mais próximos, como a serra gaúcha. Buenos Aires, Montevidéu e Rio de Janeiro também estão entre os destinos procurados. “Além do calendário, o cenário está mais favorável para o setor muito em razão da queda do dólar”, acrescenta. Enquanto em abril do ano passado a conversão da moeda norte-americana beirava os R$ 4,00, hoje se aproxima dos R$ 3,25. Com a intenção de aproveitar o bom momento, Natália afirma que a agência tem investido na divulgação dos pacotes e promoções via redes sociais.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.