Nesta sexta-feira , 15, o País celebra mais um feriado nacional: a Proclamação da República, um marco significativo na história do Brasil, ocorrida em 1889. O evento pôs fim ao período monárquico e instaurou o regime republicano. Esse movimento foi resultado de décadas de insatisfação política, intensificada pelo fortalecimento dos partidos republicanos desde a década de 1870, que enfraqueceram o poder da monarquia.
Na época, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, um golpe militar depôs o imperador Dom Pedro II, que ainda tentou formar um novo gabinete no mesmo dia, sem sucesso. O anúncio oficial da República foi feito pelo vereador José do Patrocínio, no Rio de Janeiro. Poucos dias após o ato, a família real fugiu para Portugal e Deodoro da Fonseca assumiu como o primeiro presidente da República do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Projetos contra enchentes em Santa Cruz terão investimento de R$ 13 milhões
Publicidade
A primeira lei que determinou 15 de novembro como feriado nacional foi promulgada em 1890, em celebração à pátria brasileira. Desde então, diversas áreas acabam sofrendo algumas alterações. Em Santa Cruz do Sul, supermercados, bancos, sistema de coleta de lixo e outras atividades terão mudanças no atendimento. Confira abaixo o funcionamento de cada setor.
Fique atento
Supermercados
Segundo o Sindigêneros Vales do Taquari e Rio Pardo, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (supermercados, hipermercados, minimercados, armazéns e assemelhados), em dia com os sindicatos, estão autorizadas a abrir com uso de mão de obra laboral no feriado de 15 de novembro.
Coleta de lixo
A empresa Conesul Soluções Ambientais vai trabalhar normalmente. Já a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat) não fará a coleta no feriado, mas reforçará o recolhimento na segunda-feira. No sábado, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Coomcat, na Rua Venâncio Aires, 1.445, funcionará das 7h30 ao meio-dia.
Publicidade
Feiras rurais
A Feira Central, localizada na Rua Fernando Abott, próximo ao Fórum, vai funcionar normalmente nesta sexta, das 14h30 às 19 horas. No sábado, 16, todas as feiras estarão abertas no período entre 6 horas e meio-dia. São elas: Parque da Oktoberfest, Arroio Grande, Bonfim, Esmeralda, Independência, Linha Santa Cruz, Orgânica do Santo Inácio e Senai.
LEIA TAMBÉM: Explosões fazem uma vítima na Praça dos Três Poderes
Shopping
A praça de alimentação e os espaços de lazer do Shopping Santa Cruz funcionarão das 11 às 22 horas. Para as demais lojas, a abertura é facultativa e os horários podem variar conforme o estabelecimento.
Publicidade
Bancos
Não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias nesta sexta-feira. As transações via Pix ocorrerão normalmente no período. Demais compensações bancárias, incluindo a Ted, serão efetivadas no dia útil seguinte ao feriado. Os clientes podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para transferências, pagamento de contas e demais serviços.
Contas de consumo como água, energia e telefone e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Transporte
O Consórcio TCS, responsável pelo transporte coletivo urbano, informou que neste feriado vai operar as linhas de ônibus com horário de domingo.
Publicidade
Água e energia
A RGE trabalha em regime de plantão no feriado. Os clientes podem acessar os canais de atendimento pelo aplicativo, no site (rge-rs.com.br) e pelo contato 0800 970 0900. Em caso de falta de energia, o código de cliente na fatura poderá ser encaminhado para o número 27350. A Corsan vai adotar o mesmo sistema, e o número de atendimento é o 0800 646 6444.
LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires abre solicitação de recurso para famílias com pendências no Auxílio Reconstrução
Serviços essenciais
Funcionarão normalmente o Centro Materno Infantil (Cemai); Hospitalzinho; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Pronto Atendimento Municipal do Hospital Santa Cruz; UPA do Bairro Esmeralda; UPA Central; Guarda Municipal e Guarda Municipal e de Trânsito; Abrigo Municipal Feminino e Masculino; Albergue e Setor de Inspeção Municipal (SIM). Em regime de plantão, atenderão a Casa de Passagem para Mulheres em situação de violência; setor de transportes – motoristas de plantões; Conselho Tutelar; setor de hidráulica; Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD) e setores de iluminação e semáforos.
Publicidade
O horário será o mesmo de domingo, conforme o cronograma que cada uma realiza.
Concessionária espera mais de 109 mil veículos na RSC-287
Desta quinta a domingo, a concessionária Rota de Santa Maria, responsável pela administração e atendimento ao usuário na rodovia RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria, implementará um esquema especial de operação, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual. O objetivo é garantir a segurança e a fluidez no tráfego durante o período de aumento do fluxo de veículos.
LEIA TAMBÉM: Crianças atendidas em projetos sociais ganham bolas de basquete do Ceisc União Corinthians
Segundo a empresa, os horários e modelos de operação poderão ser ajustados conforme as condições de tráfego ou qualquer outra interferência ao longo do trecho da RSC-287. Para os dias de maior movimento, quinta e sexta, estima-se a passagem de 109,5 mil veículos pelas cinco praças de pedágio: Santa Maria (21,5 mil), Paraíso do Sul (14,5 mil), Candelária (23 mil), Venâncio Aires (34 mil) e Taquari (16,5 mil).
Segundo a concessionária, os melhores dias e horários para quem for viajar são nesta quinta, até as 15h30 e após as 18h30; e nesta sexta, até as 8 horas e após as 11 horas. A empresa reforça que está preparada para monitorar e adaptar as operações conforme necessário, visando uma viagem mais segura e confortável para todos os motoristas.