Santa Cruz do Sul

Feriado altera o funcionamento dos serviços; confira o que muda

O dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, vai alterar o funcionamento dos serviços em Santa Cruz do Sul. Alguns setores vão operar com limitações, enquanto outros terão suas atividades interrompidas. As repartições públicas e as agências bancárias estarão fechadas nesta quarta-feira, 15, e retornam normalmente na quinta-feira, assim como o comércio varejist., Os supermercados e assemelhados podem abrir as portas em horário de domingo. Casas lotéricas, pague-contas e agências dos Correios também não terão atendimento.

LEIA TAMBÉM: Chuva causa alagamentos no Bairro Várzea; situação, contudo, está estável

Os serviços considerados essenciais não sofrem alteração. Com isso, funcionam o Centro Materno Infantil (Cemai), Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz e UPA do Bairro Esmeralda. O Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD) e o Conselho Tutelar atuarão em regime de plantão. Na área social, permanecem abertos os abrigos masculino e feminino e o Albergue Municipal.

Publicidade

A Fiscalização de Trânsito também vai atuar normalmente. Já os setores de Iluminação Pública, de Semáforos e de Transportes (motoristas) estarão em regime de plantão. Em caso de necessidade, o contato deve ser feito com a Guarda Municipal pelo telefone 153. Já o setor de Hidráulica deve ser acionado pelo telefone (51) 98442 0250. Situações de emergência podem ser comunicadas à Defesa Civil pelo telefone 199 ou à Guarda Municipal.

LEIA TAMBÉM: Exportações do tabaco têm crescimento de 26% em outubro

Supermercados

Publicidade

De acordo com o Sindigêneros Vales do Taquari e Rio Pardo, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (supermercados, hipermercados, minimercados, armazéns e assemelhados) estão autorizadas a abrir seus estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral nesta quarta. O horário vigente no feriado será o mesmo de domingo, conforme o cronograma que cada uma realiza. Na quinta-feira, funcionam normalmente.

Coleta de lixo

Não haverá alteração no recolhimento de resíduos. Tanto no Centro como nos bairros, a coleta seletiva feita pela Conesul e pela Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat) será feita nos horários habituais. A unidade da Coomcat na Rua Venâncio Aires permanecerá aberta das 7h30 às 17 horas para entrega voluntária de materiais para reciclagem.

Publicidade

Shopping

A praça de alimentação do Shopping Santa Cruz funcionará das 11 horas às 22h30 durante o feriado. No caso das lojas, a abertura é opcional e cada estabelecimento tem horários próprios.

Feiras rurais

Publicidade

A Feira Rural Central não funcionará no feriado de 15 de novembro. A Feira de Linha Santa Cruz antecipou o atendimento para esta terça-feira, das 14 às 19 horas. Já a unidade junto ao Parque da Oktoberfest terá atendimento normal, das 5h45 ao meio-dia.

Bancos

Os bancos estarão fechados amanhã e terão atendimento somente por meio dos caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) esclarece que a data é um feriado nacional e não é considerada dia útil para fins de operação bancária. As contas e boletos com vencimento nesse dia poderão ser pagos na quinta-feira, 16, sem adicional de multa e juros.

Publicidade

Transporte

O Consórcio TCS, responsável pelo transporte coletivo urbano de Santa Cruz do Sul, informa que os ônibus vão operar em horário de domingo.

Água e energia

A RGE trabalha em regime de plantão durante o feriado. Os clientes podem acessar os canais de atendimento pelo aplicativo, no site (rge-rs.com.br) e pelo contato 0800 970 0900. Em caso de falta de energia, o código de cliente na fatura de energia pode ser encaminhado para o número 27350. A Corsan terá o mesmo sistema, e o número de atendimento é o 0800 646 6444.

A data

A data faz referência à Proclamação da República. Trata-se do dia 15 de novembro de 1889, quando um grupo de militares comandados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca depôs o Império, acabou com o regime monárquico e proclamou a república no Brasil. Deodoro da Fonseca foi também o primeiro presidente da nova república, em um governo provisório. A data passou a ser feriado nacional em 1949, por meio da lei 662/1949, assinada pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.