O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) apresentou, na tarde desta quarta-feira, 2, um balanço das ocorrências registradas durante os dias de Carnaval e ao longo do primeiro bimestre de 2022, nos 31 municípios da área de abrangência. A queda foi acentuada nos índices apontados como os mais graves na ferramenta Avante, sistema usado pela Brigada Militar (BM) para balizar o combate aos chamados crimes violentos letais intencionais (CVLI).
Enquanto em 2019 houve 43 ocorrências graves, em 2021 foram 18. Já neste ano foram apenas seis fatos – um homicídio doloso, em Novo Cabrais; um roubo a estabelecimento comercial, em Vera Cruz; um roubo de veículo, em Venâncio Aires; e três furtos de veículo em Santa Cruz do Sul. O ano de 2020, em virtude da pandemia, não foi considerado na contabilidade.
LEIA TAMBÉM: Força Tática prende dono de bar suspeito de tráfico no Bairro Progresso
Publicidade
Em ocorrências gerais, que vão desde orientações a populares até prisões, foram 767 no período de Carnaval, entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, na área de abrangência do CRPO/VRP, o que dá uma média de 153 atendimentos ao dia. A presença do efetivo policial nas ruas também é sentida pelo número de ocorrências atendidas ao longo do primeiro bimestre. Em 2021, foram 6.786 fatos em janeiro e fevereiro que contaram com ação da BM (média de 115 por dia).
Neste ano, no mesmo período, foram 9.756 (média de 165 por dia). “Neste comparativo, nos surpreendemos de uma maneira bastante positiva. Ficamos felizes de encerrar esse período do ano com esses números em queda e presença policial nos atendimentos, com um efetivo massivo da nossa Brigada nas ruas”, comentou o até então comandante interino do CRPO/VRP, tenente-coronel Giovani Paim Moresco.
LEIA MAIS: “Trabalhamos para coibir esse tipo de delito”, diz Moresco sobre prisão de autor de assalto
Publicidade
No próximo dia 16, uma solenidade irá marcar a troca oficial de comando no CRPO/VRP, e contará com a presença do coronel Valmir José dos Reis, atual secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana. A formalidade irá definir novos postos na BM da região. O então chefe da 3ª e 4ª Seção do CRPO/VRP, major Marcos Migotto Carneiro, será oficializado como novo chefe da Agência Regional de Inteligência, enquanto o major Cristiano Cuozzo Marconatto, atual dono do posto, passará a ser o novo comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), com sede em Rio Pardo.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso por tráfico de drogas em Venâncio Aires
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.