Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Atletismo

Feras africanas confirmadas na Corrida de São Silvestre

A 91ª edição da Corrida de São Silvestre terá grandes feras do atletismo mundial nas ruas da capital São Paulo na quinta-feira da semana que vem, 31, último dia do ano. As principais delas serão Ymer Ayalew, 28 anos, e Maurine Kipchumba, 27, no feminino, e Stanley Biwott, 29, no masculino. A largada para o percurso de 15 quilômetros ocorrerá na Avenida Paulista, altura da Rua Frei Caneca, e a chegada será em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, número 900 da Paulista.

O pelotão de elite feminino terá a largada às 8h40. Logo em seguida, às 9 horas, será a vez do grupo de elite masculino e atletas em geral. Cadeirantes partirão às 8 horas e demais atletas com deficiência às 9 horas. Segundo a organização, o evento terá cerca de 30 mil participantes.

A vitória da etíope Ymer Ayalew em 2014 acabou com a hegemonia de seis anos das corredoras do Quênia na São Silvestre. Para tentar recuperar essa condição, o país africano terá em 2015, entre outros destaques, justamente a campeã de 2012. Maurine Kipchumba está confirmada para a corrida em 31 de dezembro. As duas estarão no grupo de sérias candidatas ao topo do pódio mais uma vez.

Publicidade

Outras atrações femininas na elite da 91ª São Silvestre são as quenianas Caroline Komen, campeã da Maratona Internacional de São Paulo 2015; Gladys Kemboi, vencedora da Corrida Eu Atleta Rio 2015; Delvine Meringor, quinta nas duas últimas edições da prova de fechamento da temporada; e Purity Rionoripo, ganhadora da Maratona de Lisboa deste ano. Da Tanzânia estarão Natalia Sulle, campeã da Meia Maratona do seu país, e Failuna Matanga, décima na São Silvestre de 2014.

Campeão da maior prova do mundo, a Maratona de Nova York, no mês passado, o queniano Stanley Biwott participará da principal corrida de rua da América Latina e chegará com status de favorito, uma vez que também possui tempos de ponta em outras distâncias. No seu currículo  não faltam resultados expressivos, como as vitórias na Meia e na Maratona de Paris, ambas em 2012; vice na Maratona de Londres 2014 – em 2015 foi o quarto colocado – e, em março último, vencedor da Meia Maratona de Haia, na Holanda. Biwott terá como principal concorrente o etíope Dawit Admasu, 20, que volta ao Brasil querendo ser bicampeão da São Silvestre, que ele faturou no ano passado.

Entre os brasileiros, a maior esperança de pódio é, mais uma vez, o mineiro Giovani dos Santos, 34, quinto colocado na Corrida de São Silvestre de 2014 e quarto em duas edições anteriores. Agora ele chega respaldado por bons resultados, como o de tetracampeão na Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte, e tri da Corrida Eu Atleta Rio, além dos vices nas meias maratonas internacionais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.