A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) interditou um frigorífico no município de Farroupilha. A empresa lançava efluentes fora das especificações em um pequeno corpo hídrico afluente do Arroio Burati, que deságua na represa onde é captada a água para abastecimento público da cidade de Bento Gonçalves.
A suspensão das atividades é resultado de fiscalização da Divisão de Atendimento a Denúncias e Fiscalização da Fepam que foi feita ao longo do último ano, quando foi, inclusive, emitido auto de infração e multa, além de ter sido concedido prazo para adequações em conformidade aos padrões legais.
Conforme o chefe do Departamento de Fiscalização da Fepam Renato Zucchetti, este efluente, com carga de nitrogênio muito acima do padrão estabelecido pela legislação vigente, era um dos grandes contribuintes para a proliferação de cianobactérias na água da represa onde a Corsan capta para tratamento e abastecimento da população de Bento Gonçalves.
Publicidade
Até esta quinta-feira, 16, técnicos da Fepam permanecerão no local a fim de dar continuidade à coleta de amostras em sete pontos de corpos hídricos que alimentam a água da represa para verificar a possibilidades de haver outros responsáveis pela degradação da água. A operação conta com o apoio do Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Caxias do Sul.
This website uses cookies.