A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Emater/RS-Ascar pretendem intensificar as parcerias que unem as duas instituições. Representantes das duas entidades estiveram reunidos nesta terça-feira para debater áreas em que podem trabalhar em conjunto.
“Nosso objetivo é definir estratégias para fazer com que nossa produção em pesquisa possa chegar à ponta, ao produtor rural”, detalhou o diretor-presidente da Fepagro, Adoralvo Schio. O diretor técnico da Emater, Lino Moura, ressaltou a urgência da parceria entre as duas entidades, que representam um setor de grande importância para a economia do Estado. “No Rio Grande do Sul, 323 municípios têm o setor primário como responsável por mais de 50% de sua economia. Por isso é tão necessário esse diálogo entre a Fepagro e a Emater”, analisou.
Entre as atividades propostas, estão parcerias em apresentações de trabalho durante a Expointer deste ano e nos próximos, demonstrando pesquisas desenvolvidas pela Fepagro que geraram impacto no trabalho da Emater ou nas quais a Emater tenha participado como colaboradora.
Publicidade
Também ficou definido que a Fepagro terá participação regular em programas de rádio e TV produzidos pela Emater, demonstrando práticas de pesquisa desenvolvidas em conjunto com a entidade. Por fim, um calendário das atividades realizadas pela Emater pelo Estado será encaminhado à Fepagro, para que o órgão de pesquisa possa participar conjuntamente em ações regionais, como apresentações ou cursos.