A chuva marcou, desde terça-feira, 6, os primeiros dias da 24ª Festa Nacional do Arroz (Fenarroz – Multifeira do Agronegócio) em Cachoeira do Sul, que vai até domingo, 11. Identificada como “Feira de Reconstrução do Agronegócio”, busca justamente soluções inovadoras para recuperar áreas agrícolas afetadas pelas excepcionais chuvas deste ano e para evitar futuros desastres. Este foi um dos destaques do principal evento realizado nessa quarta-feira, 7, no segundo dia: o Hackathon de Inovação, onde os participantes se empenharam em desenvolver estratégias que possam transformar áreas atingidas.
LEIA TAMBÉM: Agricultores se manifestam às margens da RSC-287 para cobrar apoio do governo federal
A atividade ocorreu no Espaço AgroTec, junto ao Ginásio da Fenarroz, novo espaço aberto nesta edição, com o tema “O campo sempre em evolução” e destinado a ser vitrine para inovação e tecnologia agrícola. O evento, colaboração entre Inova, Senai e CDL de Cachoeira do Sul, reuniu dez empresas em competição com a apresentação das soluções propostas diante de dez jurados. Estiveram presentes o coordenador do Hackathon pelo Instituto Senai, Emerson Camilo; o gerente de Operações em Santa Maria e Cachoeira do Sul, Adriano Vinicius Wietzycoski; diretor de Inovação da CDL, Luiz Herzog; presidente da Fenarroz, Tomaz Santa Cruz Arbelo Neto, e vice Institucional, Rodrigo Dias.
Publicidade
No primeiro dia, o Espaço AgroTec acolheu o Seminário Técnico do Arroz Irrigado, realizado pelo Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). Houve palestras dos especialistas Cleiton Ramão e Luiz Fernando Siqueira, abordando temas como integração lavoura-pecuária, com seus benefícios e desafios no arroz, o manejo na entressafra, novos cenários, bioinsumos e outros temas.
Para esta quinta-feira, 8, está previsto o 4º Seminário da Noz Pecan, enfocando crédito rural, comércio e exportação, além de práticas de manejo. À tarde, ocorrerá exposição sobre reflorestamento (CPMC) e sobre Programa Produtos Premium, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: uma semana para agilizar muitas tarefas
Publicidade
Ainda no Espaço AgroTec, deverão ocorrer amanhã à tarde o 3º Seminário Nacional da Mulher no Agro – A força feminina na reconstrução do RS e o Seminário Raízes Douradas – Fortalecendo raízes, construindo o futuro (Sebrae/Cacisc); sábado pela manhã, o 2º Seminário Turismo Rural e Desenvolvimento Regional, e à tarde, o Seminário Universidades. Durante todos os dias, nesse mesmo local, acontece exposição de startups.
A abertura oficial da Fenarroz está marcada para esta sexta-feira, 9, às 10 horas. O evento inclui ainda vasta programação cultural no último dia, domingo, além de atrações diárias como Pavilhão de Exposição de Indústrias e Instituições, Feira da Agricultura Familiar e Memorial Nacional do Arroz. Nele, será realizada hoje à tarde a oficina “A lavoura do arroz: importância histórica e cultural”, história que pode ser conferida em diversos itens de sua exposição.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade
This website uses cookies.