No sábado, Santa Cruz do Sul lembrou os 50 anos da 1ª Festa Nacional do Fumo (Fenaf). Ela ocorreu de 15 de outubro a 6 de novembro de 1966 e permanece na memória da comunidade.
A abertura aconteceu dia 15, no pavilhão central do então Parque da Fenaf (hoje Parque da Oktoberfest). O prédio foi construído para abrigar a exposição industrial e comercial, com ênfase no setor fumageiro.
Devido à chuvarada que caiu no sábado, a visita do presidente da República, Castelo Branco, acabou ocorrendo no domingo. O governador Ildo Meneghetti também compareceu.
Publicidade
A Fenaf foi marcada pela visita de altas autoridades, como o presidente da República. Junto com Castelo estava o general Garrastazu Médici, que foi presidente do Brasil de 1969 a 1974. No encerramento, compareceu o futuro presidente Costa e Silva, que dirigiu o país de 1967 a 1969.
Políticos e empresários brasileiros e estrangeiros, e visitantes de várias partes do Brasil lotaram os hotéis. Inclusive, o Hotel Charrua foi construído em função da festa.
No primeiro fim de semana, foram 70 mil visitantes. No domingo, ocorreu desfile de carros alegóricos e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. À noite, houve baile e show nacional com os Velhinhos Transviados. Shows também aconteceram dia 22, com artistas convidados pelo santa-cruzense Chiquinho do Acordeon.
Publicidade
A 1ª Fenaf transcorreu durante o governo do prefeito Orlando Baumhardt e foi presidida por Arcadius Swarowsky. A corte: rainha Esther Matte e princesas Traudi Brenner, Carmencita Marinho, Marion Binz e Marilu Geske.
This website uses cookies.