Não é novidade que o grande companheiro dos gaúchos é, definitivamente, o chimarrão. Pesquisas demonstram que, no Estado, ele é a bebida quente mais consumida. Outros estudos comprovam os benefícios da erva-mate e do consumo do chima para a saúde, afinal, é fonte de nutrientes como vitaminas B1, B6, C, D e E, e minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês. Uma pesquisa do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul concluiu que ele ainda pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL). Por conta disso, pratos com erva-mate ganharam espaço na 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).
A comissão organizadora da festa criou o concurso do melhor acompanhamento para o chimarrão. No fim da tarde de quarta-feira, 11, foi conhecida a melhor receita das cinco que concorreram. A Rapadura Crocante de Nozes e Amendoim, feita de nozes, amendoim, avelã, chocolate branco, açúcar refinado e erva-mate, foi escolhida como melhor parceira para tomar um bom chimarrão. Fernanda Klock é a autora da receita premiada pela Afubra, patrocinadora do evento que integrou a programação da festa no dia do aniversário de 131 anos de Venâncio.
Os jurados avaliaram critérios como sabor, utilização de ingredientes ligados à cultura local, apresentação e originalidade. Os responsáveis pela escolha foram as soberanas da Fenachim, rainha Veridiana Röhsler e princesas Lavínia Giehl e Alexandra Keller, o gerente da Afubra, Tiago Maracci, e os empresários Luciano Araújo e Leonila Weber.
“A inspiração veio das tardes de chimarrão na casa da minha avó, onde sempre tinha algum petisco para acompanhar”, comentou Fernanda Klock. A vencedora salientou que ficou muito feliz em ser a campeã e leva como lema a frase “cozinhar é uma forma de amor”.
Publicidade
LEIA MAIS: Saiba como é feito o chimarrão eleito como o melhor do Brasil
O Melhor do Brasil
Outro concurso que fez parte da programação foi o de Melhor Chimarrão do Brasil. Intitulado de Lagarteando, o vencedor foi criado por Marla Oliveira e avaliado por uma comissão julgadora. “Coloquei um pouco de bergamota dentro do chimarrão. Normalmente eu uso a casquinha da bergamota. É um nome sugestivo porque é algo do nosso cotidiano, nós temos o hábito de lagartear”, conta Marla. “Ainda estamos no outono, mas daqui a pouco vem o inverno. Então, pegamos a cadeira de praia e sentamos no sol para poder lagartear e saborear nossa fruta, que é a bergamota. Juntei com o chimarrão, nosso símbolo maior. Por isso não foi difícil escolher o nome, algo que é tão nosso”, complementa.
Marla Oliveira, que é cantora e empresária, recebeu como premiação uma caixa de erva-mate e um kit com produtos da empresa Madrugada Alimentos. “Eu fiquei muito contente de receber o primeiro prêmio de melhor chimarrão na Fenachim, vai ser algo que vou levar comigo”, ressaltou a vencedora.
Publicidade
LEIA MAIS: “Erva-mate é a planta mais completa que temos no planeta”, diz culinarista
LEIA MAIS: Produtos à base de erva-mate podem ser saboreados na Fenachim
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade