A mais nova promessa do automobilismo brasileiro, o piloto paulista Felipe Baptista, que corre pela equipe KTF enfrentará dois gaúchos na semifinal Stock Car Light. Gabriel Robe, de Pelotas, e Arthur Liest, de Novo Hamburgo, estão na cola do paulista na semifinal que acontece no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A vitória vale vaga para a Stock Car Pro Series. Felipe está em busca do título inédito em sua carreira. “Temos um acumulado de seis vitórias em seis etapas, uma boa média e a ideia é manter esse ritmo nas duas últimas etapas. Não é uma tarefa simples, meus adversários são muito fortes, mas temos acertado no setup do carro e toda a equipe está muito engajada”, analisa.
A Stock Light é uma vitrine para novas gerações de pilotos e porta de entrada para a principal categoria a Stock Car Pro Series muito almejado pelos pilotos. Atualmente com 18 anos, Felipe Baptista está em busca desse sonho. “Esse é o sonho de todo piloto, evoluir e alçar voos mais altos, sempre. E acho que estamos num bom caminho”, diz ele. Baptista soma 262 pontos, contra 224 de Gabriel Robe e 217 de Arthur Leist.
Felipe Baptista estreou na Stock Light em 2020 com apenas 17 anos, depois de vencer o Reality Show Next Season, exibido pela Fox, cujo prêmio principal era uma temporada completa com 100% das despesas custeadas pela equipe KTF, de Enzo Bortoleto. “Não sei se as pessoas acompanharam, mas, primeiro houve uma competição de kart e os seis primeiros colocados foram para o reality. Ficamos sete dias confinados com avaliação física, cognitiva e de nossas habilidades em telemetria, engenharia, mecânica e depois, uma nova disputa na pista, foi uma experiência sensacional e que me abriu portas”, lembra.
Publicidade
Os primeiros passos começaram no Kart, onde conquistou vários títulos sendo tricampeão da Copa São Paulo Light, Campeão Brasileiro Junior, Campeão Brasileiro Graduado entre outros. Com apenas 16 anos, Felipe foi o piloto mais jovem a ganhar uma corrida de GT no mundo, em 2019 com a temporada da Porsche Império GT3 Cup.
Apesar do currículo de vitórias e a liderança na temporada atual, Felipe Baptista sabe que as corridas de automobilismo exigem foco, disciplina e muito trabalho em equipe. “É uma construção e tudo precisa estar perfeitamente encaixado para que possamos chegar no resultado esperado. Por isso, o foco tem que estar no meu trabalho e no trabalho em equipe, principalmente, nessa reta final”, diz ele.
A penúltima etapa da Stock Car acontece a partir deste sábado, dia 20 de novembro, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, uma das pistas mais seletivas do calendário. “As chicanes e as curvas em alta em “S” são muito desafiadoras e divertidas, mas, por outro lado, o piso é muito abrasivo o que acaba castigando demais os pneus, e isso pede atenção redobrada em todos os sentidos. Vai ser interessante, vamos ver”, comenta Baptista.
Publicidade
O treino classificatório que vai definir o pole position da primeira corrida acontece às 10h30 deste sábado e a largada está prevista para às 14h08. Já a segunda corrida acontece no domingo, 21 de novembro às 15h40.
Esse ano a Stock Light terá uma premiação inédita no valor de 1,2 milhão de reais em insumos para o primeiro colocado. “Esse é um grande incentivo para quem está iniciando a carreira e deve ajudar muito na condução da temporada 2022. Estamos avaliando algumas possibilidades, mas por hora, o foco é o aqui e agora.”
LEIA MAIS: Carro da Eurofarma RC estará na Gazeta nesta quinta-feira
Publicidade