Com o objetivo de incentivar a venda dos produtos da agroindústria familiar surgiram as feiras rurais no município. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SMA), celebra 36 anos de existência das feiras. A primeira foi inaugurada em frente ao Parque da Oktoberfest; em seguida vieram a Feira Central, próximo à Estação Férrea e ao Centro Materno Infantil (Cemai), formada inicialmente por mulheres e jovens. Após, foram instaladas nos bairros Arroio Grande, Senai e Esmeralda e, mais recentemente, a da Independência e da Alberto Pasqualine, está com o diferencial de venda de produtos orgânicos.
Para comemorar a data, foi realizada na tarde de sexta-feira, 23, na Feira Central, um momento de integração com os consumidores e feirantes. Foram distribuídas cucas – prato típico de Santa Cruz do Sul –, acompanhadas por sucos de frutas. A iniciativa contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Comissão Organizadora das Feiras Rurais, Afubra, Ascar/Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação Santa-cruzense de Feirantes (Assafe).
Publicidade
De acordo com o secretário de Agricultura, Clero Ghisleni, as feiras proporcionam tranquilidade aos feirantes e consumidores, pois no local há produtos de qualidade e com procedência garantida, vindos direto da lavoura. “Nossa previsão é lançar mais duas feiras, no Bairro Bonfim e em Linha Santa Cruz. O objetivo é estender para mais bairros.”
A presidente da Assafe, Rosane Niedersberg, lembrou do início da trajetória. “A idealização partiu da então vereadora Sonia Kessler Kist e prontamente aprovada pelo prefeito Arno Frantz. As feiras simbolizam a integração entre os produtores. Mais de 70 famílias fazem parte da associação e comercializam seus produtos vindos diretamente do interior.”
Publicidade
This website uses cookies.